Skincare para pele oleosa: dermatologista explica como montar a sua rotina

Criar uma rotina de skincare é essencial para todos os tipos de pele, até as peles oleosas. Isso porque uma rotina de skincare faz com que a pele fique mais bonita e saudável, e para as peles oleosas o controle da oleosidade pode ser feito com o uso dos produtos corretos e indicados para o seu corpo. Para você que tem pele oleosa e está em dúvida como criar uma rotina de cuidados, a Dra. Fabiana Wanick, membro das Sociedades Brasileira de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica, explica como criar uma rotina de cuidados ideal para pele oleosa e o que que não pode faltar.

Quais são os motivos da pele ser oleosa?

A oleosidade do rosto pode ser causada por diversos fatores como predisposição genética, má alimentação, limpeza em excesso, falta de hidratação ou uso dos produtos errados na pele. Esses são alguns dos principais motivos que aumentam a produção da oleosidade pelo organismo. “A oleosidade da pele é causada pela presença dos lipídios. Esses  lipídios são gorduras que, no caso da pele, chamamos de sebo ou secreção sebácea”, explica a Dra. Fabiana Wanick.

Esse sebo produzido pelas glândulas sebáceas sobe por ductos que são canais que saem da pele formando os poros. Esse sebo preenche os poros e passam para pele deixando o rosto com uma sensação de brilho, escorregadia e com os poros abertos porque eles estão cheios de sebo. Por conta da pele oleosa ser mais espessa, ela tende a ser um pouco mais grossa, em alguns lugares o sebo fica preso na pele gerando os cravos e espinhas. Mas essa é a definição de oleosidade”, completa.

O que não pode faltar em uma rotina de skincare para pele oleosa?

A Dra. Fabiana ainda detalha o que não pode faltar na rotina de skincare para pele oleosa. “Podemos usar um demaquilante livre de óleo se você estiver com maquiagem ou com um protetor solar com cor. Depois, você pode lavar o rosto com um sabonete que tenha capacidade de limpar todos os resíduos e completar a limpeza com uma água micelar com ácido hialurônico. Com ela é possível hidratar a pele e repor um pouco da hidratação que foi removida na aplicação do sabonete e usar um protetor solar com toque seco ou efeito matte no dia a dia”, explica.

Ao escolher produtos para sua rotina de skincare é possível se atentar em escolher os produtos que têm ação antioleosidade, efeito matte ou toque seco, dessa forma, será possível proporcionar os melhores resultados para sua pele. A linha L'Oréal Paris  Revitalift conta com o Gel de Limpeza Facial com ácido hialurônico que apresenta ação antioleosidade e consegue proporcionar uma limpeza hidratante para o rosto, junto com o Água Micelar Hialurônico que pode ser utilizada tanto na limpeza como demaquilante. Para proteger a sua pele dos raios solares, aposte no Protetor Solar Antioleosidade UV Defender, disponível nas versões com e sem cor, assim você pode escolher a sua favorita.

Como começar uma rotina de skincare para pele oleosa?

Para começar uma rotina de skincare para pele oleosa é importante se atentar aos passos de limpeza, hidratação e proteção solar. Como explicado, durante o dia limpe o rosto com o Gel de Limpeza em conjunto com a Água Micelar, já para a hidratação opte pelo Creme Hialurônico Cuidado Diurno e finalize com o Protetor Solar Facial Antioleosidade. Para a skincare noturna, a Dra. Fabiane detalha o mais indicado: “Durante a noite o ideal é que limpe o rosto da mesma maneira, com o sabonete e a água micelar e o bom é dormir com um sérum facial para agir durante a noite”.

O que você precisa se atentar, equilibrar bem a limpeza e a hidratação livre de óleo. Só porque a pele é oleosa não pode limpar excessivamente e agredir a pele, porque ela sempre vai compensar o excesso de limpeza com a produção de mais óleo. Então se você usa produtos muito fortes durante a noite é muito provável que acorde durante a manhã com o rosto brilhando. A hidratação não pode ter óleo para que essa pele não fique mais oleosa”, ressalta.