Escola de beleza: Instituto L'Oréal Professionnel forma cabeleireiros e outros profissionais

Em uma escola onde os assuntos principais são corte, coloração e tendências de cabelo, os profissionais são capazes de mudar o estilo de qualquer mulher. Essas são algumas das "matérias" ensinadas no Instituto L'Oréal Professionnel, curso de formação para aspirantes a cabeleireiros, manicures e maquiadores e para reciclar profissionais com as novas tecnologias que envolvem cosmética e beleza. Em média, são formados 500 profissionais por ano.

Os cursos oferecidos nas instalações do Instituto são ecléticos e vão de desde a gestão de um negócio, até serviços mais práticos, como maquiagem, manicure e cabelos. A aprendizagem para cabeleireiros pode durar de oito a 16 meses dependendo do tipo de ensino, e além do básico, é possível se especializar em determinadas áreas capilares como corte, coloração e penteado. "O objetivo é formar cabeleireiros profissionais que levarão o certificado e todo o know-how da marca francesa", explicou Richard Klevenhusen, Diretor do Instituto L'Oréal Professionnel.

Conhecimento da marca L'Oréal em cursos online e presenciais

Com unidades em quatro cidades brasileiras e esperando chegar a 100 institutos da marca francesa no Brasil nos próximos 10 anos, os cursos oferecidos se dividem entre o conhecimento teórico, transmitidos nas salas de aula, prática profissional além de horas no salão-escola, com escala entre os alunos para que aprendam a tratar os clientes, como explica a gerente do Instituto, Sheila Duarte: "As aulas teóricas são feitas com o apoio de apresentações e projeções, e alguns dos cursos disponibilizam apostilas. Já para as aulas práticas, temos cabeças de bonecas e modelos vivas", explicou.

A gerente ainda conta que a qualidade das aulas começa com a equipe de docentes, que passa por constantes atualizações para estar bem preparada para as novas turmas do Instituto. Segundo Sheila, nas aulas teóricas, os alunos são assessorados por um instrutor e quando vão para a formação no salão escola, passam a contar com três. Além disso, os coordenadores de formação atuam nas unidades para acompanhar a evolução das aulas, o desenvolvimento dos instrutores entre outras coisas.

Curso conquista novatos e veteranos

Além das turmas presenciais, o Instituto L'Oréal Professionnel oferece cursos online de corte, coloração e penteado, acessíveis em qualquer lugar do Brasil: "Apesar de termos como projeto para os próximos anos a inauguração de outros Institutos L'Oréal Professionnel, percebemos que através da internet poderíamos oferecer e atingir com maior rapidez e facilidade todo e qualquer cabeleireiro brasileiro interessado em aprimorar a sua técnica e estar mais atualizado com as tendências", Richard Klevenhusen.

Com tantas tendências fazendo a cabeça de famosas e anônimas, como as mechas californianas e o corte long bob, cursos como o do Instituto L'Oréal Professionnel são importantes para se atualizar com novas técnicas. Se para quem está iniciando na carreira de cabeleireiro o instituto é a primeira oportunidade de entrar em contato com a vivência de salão, para os veteranos é a chance de entrar em contato com novos estilos para conquistar o coração, e as madeixas das clientes. "Um profissional que se especializa, se mantém antenado com as tendências, com as novas técnicas", pontuou Sheila Duarte.

Matéria publicada em 08 de abril de 2021, por Webedia.