Escolha o corte ideal para valorizar seu cabelo liso

O estilo do cabelo é fundamental para valorizar as qualidades e pontos fortes de uma mulher e neutralizar aquilo que não se deseja destacar. Portanto, na hora de escolher um novo corte, é preciso analisar fatores que influenciam em um visual harmônico.

Os cabelos lisos são democráticos e funcionam com todo tipo de corte. Além da praticidade, uma das maiores qualidades é a possibilidade de reverter o resultado indesejado de um corte errado.

Corte repicado com camadas

Para mulheres de cabelo fino que desejam ter mais volume nas madeixas, a visagista Mariana Gorini aconselha: "fazer mais camadas na parte de cima da cabeça e deixar até quatro dedos da ponta dará mais efeito ao cabelo".

Já para os fios grossos, Mariana explica: "o cabelo de fio grosso pode brincar mais com camadas. É fundamental sempre observar o efeito da base do cabelo, pois no cabelo fino, as camadas podem deixá-lo sem volume e ralos."

Corte para diminuir o volume dos fios

Para amenizar o volume indesejado dos fios, a visagista ensinou que a melhor alternativa é "brincar com buracos", como costuma ser chamado pelos especialistas. A técnica feita com a tesoura trata-se basicamente de pegar uma mecha e dividi-a em duas. "O desfiado deixa a ponta do cabelo mais fina logo, feito mecha por mecha, deixará cada vez mais os fios mais finos e minguados, o que diminuirá o volume", explicou.

Corte reto para dar peso aos cabelos finos

Para Mariana Gorini, o corte reto dá mais peso aos cabelos lisos, mas é necessário ter cuidado com a textura: "se o cabelo for muito fino e muito liso, indica-se deixá-lo reto. Para dar movimento ao corte, opte por fazer um degradê na frente; do franjão ao comprimento do cabelo".

Cabelo liso é ideal para ousar em cortes gráficos

Democráticos, os cabelos lisos permitem ousar em cortes com ângulos, como os curtinhos que estão em evidência ou o tradicional Chanel que recentemente ganhou uma versão "descontruída". Além de poder apostar em franjas retas - que necessitam ser aparadas com frequência ou a mais comum, lateral que pode ser uma opção para quando a franja reta estiver crescida. Todo o tipo de franja deixa o visual mais feminino.

Matéria publicada em 08 de fevereiro 2021, por Webedia.