A caspa é uma inflamação capilar que pode gerar a descamação do couro cabeludo, sendo caracterizada pelo aparecimento de algumas cascas brancas que são resultados desse processo inflamatório. A caspa pode surgir no couro cabeludo por diversos motivos e pode ser tratada e prevenida. Para explicar o que é caspa e como tirar esse problema, o Blog Beleza Extraordinária separou algumas informações de como tratar a caspa no cabelo.
O que é caspa?
A caspa é a descamação resultante da dermatite seborreica, nome técnico que classifica a inflamação no couro cabeludo que causa a descamação dessa área. Essa descamação pode ocasionar diversos agravantes como coceira, vermelhidão, irritação e até feridas nesta região. No geral, essa descamação do couro cabeludo pode ser reconhecida por uma casquinha branca, mas ela também pode ser amarelada.
O que causa a caspa no cabelo?
Diversos são os motivos que podem ocasionar a caspa no couro cabeludo. Entre os principais motivos do aparecimento de caspa no cabelo está o excesso de oleosidade que pode acumular no couro cabeludo e incentivar o aparecimento da caspa.
Além disso, processos químicos, estresse, questões genéticas, uso excessivo de bonés, contato constante do cabelo com a água quente e acúmulo de produtos no couro cabeludo podem gerar a descamação e a caspa no cabelo.
Escova de Morango
Indicada para quem desejar controlar o volume dos cabelos, a escova alisadora contém seiva de morango, é rica em Vitamina C e possui uma grande quantidade de queratina - substância que funciona como uma proteção e preenchimento das falhas ocasionadas por processos externos ou deficiência orgânica. Além disso, o produto também concentra proteínas da seda, lipídios e minerais que revitalizam os fios e previnem o ressecamento. A escova pode ser feita em todo tipo de cabelo e a durabilidade é de até três meses.
Escova de Chocolate
As mulheres de cabelos cacheados podem se beneficiar da escova de chocolate. Um pouco mais fraca que os outros tipos no quesito alisamento, ela é ideal para reduzir o volume dos cabelos muito crespos e afro e ainda ajuda a definir os cachos. O efeito totalmente liso só se dá quando realizada em um cabelo ondulado. Essa categoria de escova possui alto poder de hidratação, visto que contém queratina líquida, proteína da seda, extrato de cacau e cafeína, ingrediente que auxilia também a diminuir olheiras e olhos inchados.
Caramelo
Com objetivo semelhante à de morango, a escova de caramelo é ideal para quem precisa controlar a rebeldia das madeixas no dia a dia. O produto à base de tioglicolato de amônia, coquetel de vitaminas e aminoácidos, proteínas e queratina para preencher os dados, alisa 70% dos fios e dura um pouco mais que a de morango, cerca de quatro meses.
Mel
A escova que contém mel é responsável pelo liso natural. Ela alisa todos os tipos de cabelo sem deixá-los chapados. Além do mel, esse tipo de escova utiliza também queratina, silicone e argila, que atua como bactericida, higieniza o couro cabelo e ainda diminui a escamação do couro cabelo, conhecida popularmente como "caspa". O efeito tem durabilidade de 60 dias.
Matéria publicada em 13 de Abril de 2021, por Webedia.