Esmalte branco: como combinar com o tom de pele e conseguir uma cobertura perfeita

O esmalte tornou-se um dos itens indispensáveis na rotina das mulheres. A cada temporada a indústria cosmética lança novas cores, inspirados nas passarelas mais cobiçadas do mundo. Entre as tendências mais recentes, o clássico branco, depois de tanto tempo sumido, retornou em grande estilo ao aparecer no desfile da Chanel, grife que transformou o esmalte em acessório feminino e apresentou um verão 2012 com uma cobertura branca perolada para as mãos das modelos.

O branco ideal para cada tom de pele

Assim como saber usar as cores de roupa a favor do tom da pele e do cabelo valoriza o visual, o esmalte também deve estar em harmonia com a tonalidade da cútis: "o esmalte branco fosco contrasta com a pele morena, fazendo um contra ponto super arrojado", ensina a consultora de imagem Amália Piffero. Segundo a especialista, deve-se ter cuidado também com o tamanho das unhas para usar essa cor: "considero uma cor chamativa, por esta razão, deve ser usada em unhas não muito longas ou curtas."

Já para a pele clara, Amália indica as versões cintilantes: "usado como camada final, é uma opção mais elegante para a rotina de trabalho". A famosa 'francesinha' - cor clara no comprimento e um risco branco imponente na ponta - é uma das preferidas das brasileiras e uma alternativa para usar dois tons de esmalte branco. "A francesinha bem pronunciada com uma camada de misturinha branca leitosa é uma boa dica", ensina a consultora.

Segundo a manicure Danielle Junior, do salão Crystal Hair de Ipanema, a cobertura totalmente branca e fosca tem ganhado mais adeptas depois que apareceu no desfile da Rag & Bone: "aquele com cara de Liquid Paper mesmo", compara a profissional. As cantoras Beyoncé e Gwen Stefani já são adeptas da tendência repaginada.

Aplicação correta do branco

Apesar da simplicidade da cor, o esmalte branco necessita de alguns cuidados especiais na aplicação. Para um bom início, certifique-se de que as unhas estão bem limpas, sem nenhum resquício de esmaltes anteriores, pois como a tonalidade é clara, a imperfeição ficará mais aparente. Depois, aplique uma camada de base, que evita manchas e lascas, e deixe secar. Quando for passar o esmalte, coloque uma gota do produto no centro da unha, um pouco acima da cutícula e empurre cuidadosamente para trás. Mova o pincel para cima e faça uma linha reta até a ponta da unha e em seguida aplique em toda a área. Para finalizar, use um spray de secagem rápida.

Unhas bonitas merecem mãos hidratadas

As mãos são umas das partes do corpo mais expostas ao sol e visíveis a todo momento. Para mantê-las bonitas, não basta estar com as unhas cutiladas e pintadas. A hidratação também é importante para manter a maciez e evitar o aspecto rachado provocado pelo ressecamento da acetona e outros produtos removedores. Um bom hidratante específico para mãos, feito à base de substâncias umectantes ou emolientes, fortalece a elasticidade da pele.

O uso diário de protetor solar é indispensável no dia-a-dia para proteger a pele das mãos dos danos externos. O filtro pode ser o mesmo aplicado no rosto ou outras partes do corpo.

Matéria publicada em 08 de abril de 2021, por Webedia.