Estudo divulgado pela 'Allure' revela que cabelo pode combinar com o nome das pessoas. Saiba mais sobre essa curiosidade!

Seja ele crespo, cacheado, liso ou ondulado, o cabelo é a moldura do rosto e pode dizer muito sobre a personalidade. Mas, de acordo com uma pesquisa do "Journal of Personality and Social Psychology" divulgada pela Revista Allure, além de ser uma forma de expressão, os fios também podem combinar o nome das pessoas! Segundo o estudo, isso faz com que desconhecidos Consigam descobrir como alguém se chama apenas considerando as características das madeixas. Saiba mais detalhes!

Pular os slider: penteados e corte CIMA

Conheça os produtos

cremes para pentear L'Oréal Paris

Autor do estudo revela que a curiosidade está relacionada aos estereótipos de cada nome

O autor principal do estudo, Yonat Zwebner, contou à Revista Allure que os participantes que fizeram parte da pesquisa conseguiram acertar o nome de vários desconhecidos apenas analisando seus cabelos. Para ele, a explicação é mais simples do que parece: "O cabelo é uma das características mais marcantes de uma pessoa. Por isso, é muito possível que os penteados sejam escolhidos se ajustando ao estereótipo do nosso nome", explica. 

Yonat afirma que, em pesquisas anteriores, já foi descoberto que cada nome carrega uma espécie de rótulo. Para esclarecer esse dado, ele usa como exemplo os nomes Katherine e Bonnie: alguns estudos mostraram que as pessoas avaliam as "Katherines" como mulheres mais bem-sucedidas que as "Bonnies"; por isso, mesmo que a situação seja totalmente diferente na realidade, esses dois nomes acabam carregando essas impressões à primeira vista. 

Para o pesquisador, as pessoas definem o estilo de acordo com as imagens que outros têm de seu nome

Através de todas essas análises, o pesquisador chegou à conclusão de que as pessoas acabam adotando estilos e penteados que se encaixam com o seu nome - ou seja, com as características que atribuem a ele.

Para deixar isso mais claro, Yonat Zwebner aproveitou novamente o exemplo de Katherine: segundo o estudioso, por causa do estereótipo, as mulheres que têm esse nome acabam sendo tratadas com expectativas específicas. E a consequência disso é, inconscientemente, adotarem o estilo e as características que combinam com ele: "Como resultado, Katherine se torna mais e mais como esperam que uma "Katherine" seja, resultando em uma aparência que também corresponda a isso", explica Zwebner.

O autor do estudo também considera que a associação entre "nome e estilo" é ainda mais direta se algum penteado específico já estiver relacionado a ele - como rabo de cavalo à Julia e trança à Maria, dando um exemplo hipotético.

Será que o visual dos seus fios - forma de finalização, cor, penteado e comprimento - também combina com o que esperam de alguém com seu nome? Para comprovar se a pesquisa faz sentido ou não, brinque com a ideia: experimente fazer esse teste na próxima vez que conhecer alguma pessoa nova ou observe se as suas xarás seguem o mesmo look!

Matéria publicada em 24 de março de 2021, por Webedia.

Pular os slider: penteados e corte BAIXO

Conheça os produtos

cremes para pentear L'Oréal Paris