Foliculite: como tratar o problema em cada região do corpo

Basta começar a temporada de calor para as axilas, pernas e virilha ficarem mais expostas a um probleminha comum para quem se depila: a foliculite.

Essas bolinhas vermelhas que aparecem junto com pelos encravados são inflamações que normalmente se curam sozinhas - mas, mesmo assim, podem ser controladas.

Quer saber qual é a melhor maneira de tratar a foliculite? A gente te ajuda dando dicas específicas para cada região afetada pelas bolinhas. Confira!

Como tratar a foliculite nas axilas?

Quem tem crescimento de pelo mais intenso nas axilas geralmente recorre à lâmina para eliminar os pelinhos com frequência, certo? Isso pode acabar sensibilizando a área e criando bolinhas que coçam e incomodam - especialmente por causa das roupas apertadas na região.

O que fazer? Para esses casos, uma boa dica é sempre seguir a direção de crescimento dos pelos em vez de cortá-los no sentido oposto. Além disso, vale também recorrer à depilação à laser para diminuir o uso da gilete no dia a dia.

Como tratar a foliculite na virilha?

Outro lugar em que as bolinhas vermelhas costumam aparecer é na virilha, e isso tem uma explicação: essa região tende a ficar úmida por mais tempo durante o dia - e nos passeios à praia e piscina -, o que acaba facilitando o crescimento de bactérias na região e, consequentemente, a inflamação dos pelos.

O que fazer? É bom tentar manter essa região arejada, trocando roupas apertadas por vestidos ou saias. Caso seja preciso, também vale procurar um dermatologista e usar pomadas específicas para o problema. 

Como tratar a foliculite nas pernas?

Quando a foliculite aparece nas pernas, o mais comum é que isso aconteça por feridinhas no momento da depilação. O que acontece é que existem bactérias presentes no nosso corpo e, caso algum machucadinho aconteça, elas entram em contato com a parte mais profunda da pele.

O que fazer? Nessa região, dá para evitar ou tratar a foliculite por meio da limpeza da pele, usando a água micelar para limpar bem o local.

Como tratar a foliculite no rosto?

 

Apesar de ser mais comum entre homens que fazem a barba regularmente, algumas mulheres que depilam sobrancelha ou buço também podem acabar lidando com bolinhas e pelos encravados no rosto. Nesse caso, a melhor maneira de fugir do problema é trocar o método de depilação.

O que fazer? Para os homens, é indicado trocar a lâmina de barbear pelo barbeador elétrico, já para mulheres, vale recorrer às esfoliações usando máscara de argila ou outros produtos esfoliantes.

 

Matéria publicada em 31 de Março de 2021, por Webedia.