Franja: como cuidar do cabelo para que essa parte dos fios esteja sempre bonita

franja é um verdadeiro curinga na hora de mudar o visual. Os cabelos mais curtinhos na testa são perfeitos para transformar o look sem precisar tirar comprimento de todo o cabelo, nem investir em uma nova coloração. Além disso, as franjas são super versáteis e tem diversos modelos, da franja reta tradicional até a franja desfiada e a franja curta, que se adaptam a diferentes tipos de cabelo e de rostos. Mas, independentemente do tipo de franja, mantê-la bonita e bem alinhada requer alguns cuidados básicos  com os cabelos no dia a dia. Por isso, hoje, o vamos te dar algumas dicas de como tratar as madeixas para ter uma franja perfeita!

1

HIDRATAÇÃO EM DIA É IMPORTANTE PARA MANTER A FRANJA ALINHADA

A hidratação é um dos cuidados mais básicos necessários para manter as madeixas saudáveis. E para quem tem cabelo com franja não é diferente. Para que a sua franja esteja sempre bonita e alinhada é essencial hidratar os cabelos regularmente, utilizando produtos adequados para o seu tipo de cabelo.

Esse tratamento evita que os fios fiquem secos, porque repõe águas e vitaminas que a fibra capilar perde diariamente, o que previne probleminhas como a opacidade, falta de movimento e brilho. Por isso, ao  se certifique de que está aplicando a máscara de tratamento na franja, cuidando para não depositar produto no couro cabeludo. Caso tenha uma franja curta, não deixe de hidratá-la, apenas lembre-se de enxaguar abundantemente para remover qualquer excesso de resíduos na região.

2

INVISTA NA NUTRIÇÃO E RECONSTRUÇÃO SE VOCÊ MODELA A FRANJA COM FERRAMENTAS DE CALOR

Utilizar secador e prancha é um hábito comum para quem tem franja em cabelos lisos ou ondulados e quer deixar essa parte do cabelo mais alinhada. E não tem nenhum problema nisso! No entanto, essas ferramentas de calor podem danificar o cabelo a longo prazo e deixar a sua franja ressecada, opaca e com pontas duplas. Por esse motivo, além da hidratação, vale investir em nutrições e reconstruções para repor outros nutrientes, como os lipídios e as proteínas, que são retirados dos fios com o uso contínuo dessas ferramentas.

nutrição, inclusive, é um ótimo complemento da hidratação porque sela as cutículas dos fios e auxilia na retenção de água na fibra capilar. Além disso, dá brilho às madeixas e previne pontas duplas - que ficam ainda mais evidentes no cabelo com franja, já que a maioria dos tipos de franja deixa os fios bem no meio da testa ou na altura dos olhos. Já a reconstrução é importante para restaurar danos mais profundos e recuperar a saúde dos cabelos. Por ser um tratamento rico em proteínas, é indicado fazer uma reconstrução por mês ou uma vez a cada quinze dias, de acordo com a necessidade do seu cabelo.

Essas dicas também valem para quem tem cabelo cacheado com franja e só utilize o secador com difusor para modelar as madeixas. Fios cacheados e crespos costumam ser naturalmente mais secos e o excesso de vento quente sobre os cabelos também pode danificá-los e aumentar o ressecamento, deixando a sua franja áspera e mais volumosa. Por isso, as cacheadas que ainda não segurem o cronograma capilar e resolveram apostar na franja para mudar de visual tem um bom motivo para começar. 

3

SHAMPOO SECO PODE SER UM ALIADO DO CABELO COM FRANJA QUE FICA OLEOSO NO DIA A DIA

Com exceção da franja lateral longa, o famoso franjão, a grande maioria dos modelos de franja fica sobre a testa e em contato direto com a pele, o que pode causar ou aumentar a oleosidade na região. Para combater o aspecto oleoso da franja, a dica é apostar no shampoo seco. Como a maioria das mulheres não lava os cabelos todos os dias, especialmente cacheadas e crespas, esse produto se torna um aliado para remover a oleosidade da franja entre uma lavagem e outra.

Mas lembre-se que o shampoo seco não substitui a lavagem com shampoo comum e lavar e condicionar os cabelos adequadamente é imprescindível para a saúde dos fios e, consequentemente, da franja. Caso sinta que os fios estão ficando muito oleosos, inclua um shampoo detox na sua rotina.

4

UTILIZE UM LEAVE-IN COM PROTEÇÃO TÉRMICA ANTES DE MODELAR A FRANJA

Outro cuidado importante para prevenir danos causados por ferramentas de calor é proteger a franja com um protetor térmico antes de modelar. Esse tipo de produto cria uma barreira que protege os fios das altas temperaturas de pranchas e secadores e até mesmo dos raios solares. Isso vale não só para quem tem cabelo liso, mas também para as cacheadas, já que o secador com difusor é muito utilizado para secar e finalizar a franja em cabelo cacheado.

Hoje vários leave-ins e cremes de pentear contam com proteção térmica, o que facilita ainda mais a vida na hora de finalizar as madeixas já que esses produtos também auxiliam no desembaraço, além de dar mais maciez e brilho aos fios. Se você quer uma sugestão de produto, a nossa dica para as cacheadas é o creme de pentear Elseve Óleo Extraordinário Cachos, que é enriquecido com óleo de coco e micro-óleos de flores preciosas. Já para quem tem cabelos lisos e ondulados, a nossa sugestão é o creme de pentear Elseve Liso dos Sonhos, que tem queratina vegetal líquida e manteiga de cacau na fórmula e proteção térmica para até  230° de calor.

Matéria publicada em 14 de abril de 2021, por Webedia.