Os homens carecas também precisam usar shampoo ou a ausência de cabelo libera a preocupação com qualquer cuidado na região? Essa é uma dúvida - e um erro! - muito comum entre os homens que exibem o visual com cabeça raspada, seja por genética ou opção. Como não existem fios na área, a maioria acredita que não tem muito sentido aplicar nenhum produto por ali; mas, na verdade, o couro cabeludo - que, nesse caso, está totalmente exposto - também precisa de uma atenção extra para que continue saudável. Saiba mais detalhes!
Shampoo é indispensável para manter o couro cabeludo limpo
Quem já ficou careca ou, por opção, usa os fios totalmente raspados tende a acreditar que não é mais preciso se preocupar com shampoo. Mas, na verdade, dispensar o uso do produto é um erro que pode prejudicar - e muito! - a saúde do couro cabeludo!
Por mais que todo mundo associe o uso do shampoo à limpeza dos fios, ele é ainda mais importante para eliminar o acúmulo de impurezas e resíduos do couro cabeludo - ainda mais no caso da cabeça raspada, por estar exposta a fatores externos como poluição, sol e vento. Sendo assim, mesmo que esteja completamente careca, não deixe de acrescentar esse passo na hora do banho! Aposte em versões suaves, que amenizem o risco de irritação da pele, e massageie a região com a ponta dos dedos para que a área fique devidamente limpa.
Na hora de enxaguar, prefira deixar o chuveiro em temperatura fria ou levemente morna - já que a pele da região é bem sensível e a água quente pode prejudicar, além de também causar um efeito rebote e aumentar a oleosidade do couro cabeludo.
Protetor solar e hidratação também deve fazer parte da rotina
Além da higienização com shampoo, outro cuidado que deve ser tomado por quem exibe a cabeça raspada é o de aplicar protetor solar todos os dias! Como a pele do couro cabeludo está totalmente exposta sem os fios, ela está sujeita aos danos causados pelos raios ultravioleta e também precisa ser protegida - como as demais partes do corpo - para que não fique com manchas ou até mesmo problemas mais sérios.
Sendo assim, toda manhã, aplique um produto de FPS 30, no mínimo, e espalhe bem com a ponta dos dedos; depois, para evitar o aspecto ressecado e opaco na pele, use um hidratante bem levinho por toda a área. Bonés e chapéus em geral também ajudam na proteção, e são superindicados para os dias em que você vai ficar completamente exposto ao sol - como na ida à praia ou piscina, por exemplo.
Matéria publicada em 12 de Março 2021, por Webedia.