Máscara de pepino: como fazer + benefícios da receita caseira para a pele

Na busca por uma pele perfeita, as mulheres sempre procuram novas fórmulas para melhorar problemas como rugas, oleosidade, manchas e vários outros. Mas além de uma rotina de cuidados regrada, com produtos específicos, você sabia que alguns ingredientes da sua cozinha também podem ser muito benéficos para a saúde da pele? É o caso da máscara de pepino, que tem propriedades regeneradoras e clareadoras. Para ficar por dentro, a dermatologista Mariana Marteleto contou algumas das vantagens da mistura. Confira!

Vantagens da máscara de pepino para a pele do rosto

 

1. Ação hidratante, calmante e cicatrizante

 

Um dos principais benefícios do pepino para a pele é a sua ação revitalizante e hidratante, especialmente se estiver gelado, deixando o rosto com um aspecto mais firme e viçoso à derme. "O pepino é um vegetal rico em vitaminas e contém uma boa quantidade de água em sua composição, e o seu extrato possui ação hidratante, cicatrizante e anti-prurido (vermelhidão) e eritema (coceira)", explicou Mariana. "Quando usado sobre a pele, seja em creme, máscara ou até de modo direto, ele refresca e acalma a epiderme, deixando-a suave e macia. 

2. Propriedades clareadoras, contra manchas e olheiras, e regeneradoras contra rugas

 

Outra vantagem da máscara de pepino é que ela tem ação rejuvenescedora! Você já se perguntou porque tantas mulheres usam rodelas de pepino sobre os olhos enquanto esperam uma máscara facial fazer efeito? É porque além das propriedades calmantes do pepino, que diminuem o inchaço das bolsas, ele também ajuda a melhorar o aspecto escurecido das olheiras. Por conter propriedades clareadoras e regeneradoras, a mistura ajuda a melhorar problemas como olheiras, manchas, bolsas e até rugas. "O pepino também contém antioxidantes naturais, como a vitamina C e a vitamina K, que auxiliam no processo de combate ao envelhecimento", contou Mariana. "Ao mesmo tempo, ele atua no clareamento de manchas de pele". 

Receita da máscara de pepino

 

Ingredientes:

- 1 pepino inteiro

- 100 mL de leite de soja ou água mineral

- 1 clara de ovo

Como fazer:

Sem remover a casca do pepino, corte o mesmo em pedaços e coloque no liquidificador em conjunto com os 100 mL de líquido e a clara de ovo. Bata até obter uma consistência cremosa e homogênea.

Passo a passo para aplicar a mistura no rosto

 

1. Comece por fazer uma limpeza de pele caseira, com gel higienizante ou água micelar, esfoliante, vaporização e extração de cravos;

2. Com a ajuda de um pincel, aplique toda a mistura no rosto, evitando a região dos olhos e próximo à linha de cabelo;

3. Deixe a máscara agir no rosto por uns 15 minutos, ou até secar;

4. Com cuidado, remova a película que se formou por causa da gema de ovo;

5. Por fim, lave o rosto com água morna para retirar qualquer vestígio da mistura e dê o último enxágue com água fria;

6. Seque com uma toalha suave, dando leves batidinhas no rosto;

7. Aplique um creme hidratante com ação reparadora. 

Modelo Sorrindo Com Mascara Branca No Rosto
Matéria publicada em 19 de maio 2021, por Webedia.