Os 10 mandamentos do cabelo loiro perfeito: saiba o que é essencial para manter a cor

Quem tem mechas ou cabelos coloridos de loiro sabe o quanto dá trabalho manter o tom bonito e com brilho! Os descolorantes podem ser um pouco agressivas para o fio, e por isso é essencial cuidar do cabelo com um carinho extra, caprichando na hidratação e evitando ao máximo hábitos que o deixem ressecado ou fragilizado. Confira os 10 mandamentos para manter o loiro sempre impecável!

1. Considere o investimento de tempo e dinheiro

 

Donas de cabelos loiros coloridos ou com mechas sabem que eles requerem uma manutenção e, para isso, é essencial fazer visitas regulares ao salão para manter a cor bonita. Seja para retocar as raízes, aparar as pontas ou só incrementar o brilho do tom, planeje muito bem a sua agenda e organize as suas finanças para sempre ter os cabelos em dia. 

2. Hidrate os fios em profundidade semanalmente

 

A hidratação é o ponto número um no cuidado dos fios loiros, e por isso, além de apostar em um bom condicionador para uma nutrição diária, vale fazer um tratamento profundo todas as semanas após a lavagem. Outra dica é aplicar óleo capilar nas pontas, para as manter seladas ao longo do dia.

3. Saiba se comunicar com seu colorista

 

Para não sofrer desilusões ao sair do salão, é muito importante saber se comunicar com o profissional. Analise todos os problemas de textura, química e cor que o seu cabelo possa apresentar e exponha-os com transparência ao seu colorista. Além disso, vale levar várias referências do tom desejado, para que ele possa saber com exatidão a que efeito se refere. 

4. Se já tiver outras químicas no cabelo, sempre consulte a opinião de um profissional

 

Cabelos com químicas como alisamentos progressivos ou relaxamentos precisam de cuidados especiais, por ficarem especialmente fragilizados. Por isso, antes adotar o tom loiro, é muito importante conversar com o profissional para saber qual o melhor caminho a seguir. 

5. Conheça a cor de loiro perfeita para o seu tom de pele

 

Com tantas tonalidades de loiro à disposição, por vezes o mais difícil é escolher. Para não errar, é importante conhecer o fundo de sua pele - amarelado, rosado ou neutro - e conhecer as tonalidades que mais favorecem a cada um. Um excelente truque, em que muitos hairstylists apostam, é criar um ombré bem sutil na raiz, deixando a cor original em evidência, para um efeito mais homogêneo e natural.

6. Considere deixar também o tom das sobrancelhas mais claro

 

Depois de clarear os fios, é importante observar se o tom da sobrancelha está muito contrastante. Se esse for o caso, vale clarear um pouco também a sua cor, mas nunca para mais do que um tom. 

7. Se tem cabelos compridos, evite descolorir todo o comprimento

 

Uma vez que o tom loiro é um dos que mais deixa os fios fragilizados, se tem cabelos longos o ideal é optar pelas luzes ou mechas que começam no meio do comprimento. Desta forma, só as pontas poderão ficar mais frágeis, sendo mais fácil deixar crescer para cortar novamente.

8. Evite muitos mergulhos em piscinas

 

O cloro presente na maioria das piscinas pode deixar o seu tom de loiro com uma cor esverdeada, além de poder também contribuir para o seu ressecamento. O ideal é não mergulhar nesta água com frequência, ou prender os cabelos em um coque bem alto, evitando molhá-lo.

9. Aposte no filtro solar para os cabelos

 

Outro cuidado que as donas de cabelos loiros devem redobrar é a atenção aos raios UV. No dia a dia, aposte em um creme de pentear com filtro solar, para proteger os fios dos danos que eles podem causar. 

10. Saiba quais os tons de maquiagem que mais favorecem a cor

 

Depois de clarear os cabelos, vale repensar quais os tons de maquiagem que usa no dia a dia. Com fios loiros é possível usar tonalidades mais escuras e impactantes durante o dia, já que o tom pode "apagar" um pouco os traços do rosto.

Matéria publicada em 04 de março 2021, por Webedia.