Os melhores cortes de cabelo para cada textura de fio, inspirados nas celebridades

Escolher o corte de cabelo ideal nem sempre é fácil. Afinal, alguns aspectos devem ser considerados antes da tranformação, tais como a textura dos fios e o formato do rosto. No entanto, mesmo com esses cuidados, reproduzir o efeito criado no salão requere o domínio de técnicas de estilização e algum tempo de preparo. Para otimizar a rotina de beleza, confira em qual visual investir de acordo com o tipo das madeixas.

Comprimento longo é a melhor opção para fios grossos

Quem tem fios grossos deve fugir de cortes curtos, caso contrário, é provável que os cabelos fiquem armados. Além disso, manter o comprimento abaixo dos ombros ajuda a evitar finalizações desnecessárias. Se a intenção for tirar um pouco do peso das madeixas, aposte em um corte em camadas, mas jamais no repicado. Peça também por mechas mais curtas ao redor do rosto, para emoldurá-lo.

Cabelos finos podem ser realçados com corte reto

Cabelos finos tem muita dificuldade em manter o volume. Então, a melhor solução para o visual é realçar esta característica com um corte reto. Com o comprimento logo abaixo dos ombros, os fios ficam ligeiramente mais pesados do que os longos, o que demanda menos produtos de estilização ou modelagem com ferramentas de calor. Uma boa opção é o long bob, que dá a impressão de que as pontas estão mais grossas.

Retire volume dos cabelos cacheados com corte em camadas

O long bob também pode ser a escolha de quem tem cabelos cacheados. Mas, ao invés do corte reto, dê preferência a fios assimétricos, mais longos na parte da frente do que na de trás, o que deixará o cacho mais definido. Se optar pelo comprimento longo, peça ao cabeleireiro para fazer muitas camadas para tirar parte do volume das madeixas. No caso dos crespos, deixe as mechas da frente compridas, para que não caiam sobre o rosto.

Madeixas onduladas são muito versáteis

Para quem não tem medo de investir em um corte radical, o despojado pixie é uma ótima opção para cabelos ondulados, já que necessita de apenas um pouco de leave-in para uma boa finalização. Mas, se preferir madeixas mais longas, o comprimento na altura dos ombros também é muito prático. Não esqueça de fazer camadas ao redor do rosto para prevenir que o visual fique volumoso.

Fios lisos tem manutenção mais fácil

Os cabelos lisos são os mais fáceis de serem mantidas, por isso, é possível investir sem medo em fios longos, que pedem apenas por uma secagem rápida para ganhar mais textura. Vale apostar também em camadas bem homogêneas ou em um leve desfiado, que não precisará de muita estilização. Se os fios forem longos, grossos e lisos, tudo o que eles precisarão é de algumas mechas na altura do queixo para realçar sua beleza natural.
Matéria publicada em 4 de março de 2021, por Webedia.