Pele oleosa x pele mista: quais são as diferenças + cuidado com cada uma

Conhecer o seu tipo de pele é fundamental para saber quais são os cuidados ideais para mantê-la bonita e saudável. Afinal, peles oleosas e secas, por exemplo, podem ter necessidades muito diferentes na rotina de beleza. Mas e quando se fala das peles oleosas e mistas, você sabe a diferença entre elas?

Para algumas pessoas, pode ser difícil saber descobrir se o rosto se encaixa nas pele mistas ou oleosas. Se esse é o seu caso, não se preocupe: a gente pode ajudar a identificar qual é, realmente, o seu tipo de pele. Vem conferir as diferenças entre as peles oleosas e mistas e quais as necessidades de cada tipo.

Como saber se minha pele é oleosa ou mista?

 

Se você tem dificuldade em descobrir seu tipo de pele, você não está sozinha: é comum confundir as peles oleosas ou mistas. Para saber qual delas é a sua, você precisa ficar atenta às características do seu rosto. As peles oleosas têm os poros dilatados em todo o rosto, além do aspecto úmido e brilhante e a tendência à acne.

Já as peles mistas têm características de oleosidade apenas na zona T - ou seja, testa, nariz e queixo -, enquanto as bochechas e extremidades do rosto são secas. Isso faz que as duas, que são os tipos de pele mais comuns no Brasil, tenham necessidade diferentes.

Como cuidar das peles oleosas?

 

1- A limpeza é fundamental, mas cuidado com o efeito rebote. Aposte em sabonetes próprios para esse tipo de pele e lave o rosto apenas duas vezes ao dia. Exagerar nesse cuidado pode ressecar a pele, fazendo com que ela produza ainda mais óleo. 

2- As peles oleosas também precisam de hidratação, mas o ideal é investir em produtos com consistência mais leve e refrescante e indicados para esse tipo de pele.

3- Como esse tipo de pele tem tendência a desenvolver acne, a esfoliação semanal é importante para desobstruir os poros e renovar a pele.

4- Os produtos antiacne são muito importantes na rotina de cuidados com a pele oleosa, ajudando a manter a pele lisa e saudável.

5- A proteção solar também é fundamental, mas o protetor - assim como a maquiagem - deve ser oil free.

Os cuidados com as peles mistas

 

1- A pele mista também deve ser limpa duas vezes ao dia, mas é indicado usar um sabonete mais suave, que não resseque ou agrida seu rosto.

2- A principal etapa para esse tipo de pele é a hidratação. Se quiser, você pode optar por um produto mais leve para a zona T e um mais profunda para a parte ressecada do rosto.

3- Você também pode esfoliar a pele mista semanalmente, mas ela deve ser concentrada apenas na zona T, região mais oleosa do rosto.

4- Para equilibrar a pele mista, você pode apostar em máscaras faciais. Elas podem ajudar a controlar a oleosidade e hidratar a região seca, deixando a pele macia e bonita.

5- Assim como as peles oleosas, os produtos usados nas peles mistas - seja protetor solar ou maquiagem - devem ser oil free.

Redação: Gabrielle Nunes

Tip
1

Enim ad minim veniam