Pele rosada ou ressecada depois de fazer exercícios físicos? Saiba o que fazer para cuidar da aparência do rosto antes, durante e depois do treino

Praticar atividades físicas regularmente é o melhor caminho para cuidar da saúde do corpo e da mente, mas é importante lembrar que essa rotina pede alguns cuidados especiais com a pele. Para amenizar as manchas vermelhas e o ressecamento cutâneo por causa da transpiração após o treino, a saída é criar hábitos que hidratem e suavizem a aparência da derme não só antes, mas também durante e depois de uma atividade ao ar livre ou na academia. As alternativas são simples e, por sinal, podem fazer muita diferença tanto a curto quanto a longo prazo. Confira!

Pular os slider: Revitalif1

Conheça os produtos

L'Oréal Paris

Antes do treino: Limpe a pele antes do exercício físico para retirar as impurezas 

 

O primeiro passo no ritual de beleza antes de começar o treino é lavar bem o rosto. Para quem malha no período da noite, é especialmente importante retirar todas as impurezas e excesso de oleosidade acumulados na pele, evitando que se misturem com o suor e deixem os poros entupidos durante uma corrida, ginástica ou qualquer outra atividade feita. Aqui, é válido usar um sabonete próprio para o tipo de pele ou, como uma opção mais prática, usar o lenço micelar para limpar rapidamente o rosto ainda à caminho da academia.

Durante o treino: mantenha uma garrafa de água por perto para hidratar a pele

 

Estar em movimento significa aumentar a temperatura interna, dilatar os vasos sanguíneos e acelerar os batimentos cardíacos. Toda essa movimentação diferente provoca algumas reações feitas pelo corpo para controlar a própria temperatura, como o suor excessivo e aparência enrubescida - aquelas manchas vermelhas espalhadas nas maçãs do rosto e em outras partes do corpo.

Assim, para manter o corpo em uma temperatura baixa e controlar o aspecto avermelhado, o segredo é beber bastante água durante o exercício. Isso evitará que a pele se resseque quando os músculos começarem a perder o líquido e precisarem ser reidratados. Assim, para fugir do ressecamento, o segredo é repor os níveis de hidratação!

Depois do treino: não esqueça dos alongamentos e invista no cuidado com máscaras faciais calmantes 

 

Assim que terminar o exercício, a melhor maneira de estimular o organismo a retornar para o ritmo normal é dedicar um tempinho ao alongamento dos músculos. Isso irá resfriar o rosto e o corpo, desacelerar o ritmo cardíaco e evitar estiramentos ou outros problemas. Conforme você volta ao seu estado mais calmo internamente, o aspecto rosado também desaparece gradativamente.

No entanto, para prevenir a falta de hidratação na pele a longo prazo, o segredo é começar a investir em hidratantes e produtos para peles sensíveis com ingredientes que acalmem e hidratem a cutis. Máscaras de tratamento específicas para isso, por sinal, agem ainda mais profundamente na derme, melhorando a aparência da pele instantaneamente e, de quebra, melhorando seu aspecto nas próximas vezes.

Matéria publicada em 17 de maio 2021, por Webedia.

Pular os slider: Revitalif2

Conheça os produtos

L'Oréal Paris