Penteados de Carnaval: inspire-se em looks criativos para curtir os blocos de rua

No Carnaval não são poucos os blocos, festas e trios elétricos que invadem as ruas das cidades espalhadas pelo país. E, na hora de preparar as fantasias para a festança, o cabelo é um aliado e tanto para a composição perfeita do figurino - afinal, ele pode ser uma ótima escolha para quem quer entrar no clima sem se fantasiar totalmente. Quem vai passar os dias de festa curtindo a folia com os blocos e desfiles de rua sabe que penteados práticos e arejados são as melhores opções para manter a nuca fresquinha e livre do calor.

Como o Carnaval é uma época agitada que ocorre durante a estação mais quente do ano, é quase impossível ficar imune à constante movimentação dos blocos e circulação de pessoas sem transpirar. Confira algumas dicas de penteados leves, fáceis e criativos para se juntar aos foliões:

Cabelo nas alturas: coques e rabos de cavalo no topo

O principal requisito para curtir o Carnaval sem preocupações com o visual é estar à vontade. Por isso, dispense penteados elaborados, que podem se desmanchar em pouquíssimo tempo. Aposte em rabos de cavalo altos, que são exuberantes e simples, ou coques práticos, que podem ser feitos e desfeitos com facilidade caso você queira soltar as madeixas. Se o seu intuito for variar um pouco mais, invista em outras versões desses clássicos (como o rabo de cavalo com gominhos ou lateral) e tranças embutidas, que costumam durar bastante e, ainda que fiquem um pouco bagunçadinhas com o agito, conquistam um ar descontraído que não deixa de ser elegante.

Carnaval com cabelos ao vento: fios soltos na folia?

Dançar e pular com os fios soltos pode não ser uma boa ideia, já que o calor pode incomodar. Porém, caso o comprimento do seu cabelo seja médio, difícil de prender ou você realmente queira arriscar pular por aí com as madeixas ao vento, não deixe de levar sempre um elástico revestido de tecido (para evitar quebras nos fios) ou grampos de cabelo no bolso. Ter alguns prendedores "coringa" a tiracolo pode impedir possíveis imprevistos e afastar o calor quando o sol estiver difícil de suportar.

Festa de acessórios: compor penteados com detalhes pode render visuais incríveis

Não há época melhor do ano para usar e abusar de flores, lenços, tiaras, bandanas, apliques, perucas, turbantes, presilhas e quantos mais acessórios a sua imaginação mandar. O que vale mesmo é chamar a atenção com tons vibrantes e tamanhos maiores, usando e abusando da criatividade. Misture alguns apetrechos ao penteado e garanta looks únicos e criativos. Flores intercaladas nos gominhos da trança, coroas de princesa dando um toque especial ao coque, semi presos com lenços no estilo pinup, bandanas com fios ondulados como os de uma pirata ou cigana, entre outros: estimule a sua criatividade! Caso os seus fios sejam finos e lisos, não se esqueça de aplicar mousse ou pomada antes de prende-los. Esse tipo de produto ajuda a dar textura às madeixas, fixando o penteado por mais tempo.

Matéria publicada em 13 de fevereiro de 2021, por Webedia.