Pitaya: conheça os benefícios da fruta da moda para a pele e aprenda uma receita de smoothie antioxidante!

Charmosa, suculenta e cheia de benefícios para o organismo, a pitaya é a sensação do momento! Também conhecida como "fruta do dragão", ela é o tipo de alimento docinho e colorido para se comer com a boca e com os olhos, mas seus atrativos não param por aí: rica em vitamina C, ferro e antioxidantes, ela é, principalmente, uma ótima aliada no combate ao envelhecimento precoce e ao excesso de peso. Quer saber mais? A nutricionista Rita Ribeiro explica como a pitaya pode ajudar na saúde da pele e do corpo e, de quebra, ensina uma receita com de smoothie caseiro para deixar o cardápio do dia ainda mais gostoso!

Pitaya ajuda no bom funcionamento do organismo e combate aos radicais livres

Se a ideia é unir sabor e saúde na refeição, a fruta da moda é uma das melhores opções disponíveis. Segundo Rita Ribeiro, um dos motivos que fizeram a pitaya ficar tão famosa ao longo dos anos não foi apenas a sua polpa saborosa, mas o tanto que ela é capaz de oferecer como benefício nutricional para o organismo e a aparência da pele.

Benefícios para o corpo: além de ser uma fonte de vitaminas e minerais, essa fruta exótica também oferece uma boa quantidade de antioxidantes, que ajudam a prevenir o envelhecimento das células. "Eles atuam na prevenção do câncer, regulação dos níveis de colesterol, saúde cerebral e proteção cardiovascular", completa a nutricionista.

No entanto, Rita ainda destaca que, para além da polpa, as suas sementes são outras fontes nutritivas ricas em ácidos graxos e ômega 3 e 6, que também contribuem para um coração e cérebro saudáveis.

Benefícios para a pele: por ter bastante água e antioxidantes em sua composição, a pitaya ajuda - e muito - a manter a boa aparência da derme e afastar o risco de linhas de expressão e rugas aparecerem antes da hora. "O consumo da fruta contribui para uma boa hidratação da pele, além ajudar no combate da ação dos radicais livres (compostos responsáveis pelo envelhecimento celular) e prevenir o envelhecimento das células", explica. O seu consumo combinado com um creme anti-rugas e o protetor solar é chave para manter a pele livre dos sinais da idade.

Benefícios para o emagrecimento: você sabia que a "fruta do dragão", além de ter baixas calorias, também pode servir como inibidora de apetite? De acordo com a nutricionista, isso acontece por causa do alto teor de fibras solúveis que dão a sensação de saciedade e facilitam a digestão e o trânsito intestinal.

"A fruta ainda possui uma substância chamada tiramina, que ativa um hormônio chamado glucagon, responsável por estimular o corpo a utilizar as reservas de açúcar e gordura e a transformá-las em energia", acrescenta Rita.

Aprenda a receita de smoothie antioxidante com pitaya para inserir o alimento na rotina

Super versátil, a pitaya pode ser consumida ao natural, dando um toque de cor e gosto doce em saladas, ou até em forma de geleias, gelatinas e bebidas bem gostosas que se adequam ao café da manhã, lanche ou colação. Anote a receita da nutricionista Rita Ribeiro e saiba como fazer um smoothie antioxidante com a fruta para incrementar suas refeições:

Ingredientes:

- 2 fatias de pitaya

- 1/2 xícara de morango

- 1 copo de água de coco

- gelo

Modo de fazer:

Misture todos os ingredientes no liquidificador, bata por alguns segundos e sirva.

Matéria publicada em 29 de Março de 2021, por Webedia.