Pode lavar o cabelo todo dia? Entenda como evitar o efeito rebote

Criar uma rotina de cuidados capilares é essencial para manter os fios nutridos, hidratados e macios. Além dos tratamentos de hidratação, umectação e reconstrução, que estão presentes no cronograma capilar, é importante entender qual frequência lavar o cabelo e se ele pode ser lavado todos os dias.

Essa resposta vai depender do seu tipo de cabelo e das necessidades do seu fio, e para te ajudar nesse momento, o blog Beleza Extraordinária separou algumas dicas de como e quando lavar seu cabelo.

Posso lavar o cabelo todos os dias?

Essa resposta vai depender de diversos fatores, como o seu tipo de cabelo, fatores climáticos e o seu estilo de vida. Isso porque pessoas que moram em lugares mais secos precisam lavar o cabelo com mais frequência do que pessoas que moram em lugares úmidos, por exemplo.

Além disso, pessoas que praticam esportes, no geral, lavam cabelo com maior frequência por conta do suor do corpo. Já o tipo de cabelo também influencia nisso, cabelos oleosos precisam de mais atenção na lavagem do que os cabelos secos que devem ser tratados com menos lavagens e mais tratamentos de hidratação e umectação.

Lavar os cabelos todos os dias não é prejudicial para a saúde dos fios, mas tudo vai depender de como essa lavagem é feita. Se o cabelo for lavado todos os dias na água quente os fios vão ficar ressecados e quebradiços, por isso, sempre dê preferência para água fria ou em temperatura ambiente.

Para cabelos oleosos, pessoas que moram em ambiente seco ou que estão em atividades intensas de movimentação constante, lavar os cabelos todos os dias é recomendável.

Para os outros tipos de cabelo, lavar os fios em dias alternados ou três vezes na semana podem ser boas opções. Além disso, cabelos cacheados tendem ser mais ressecados de forma natural, dessa forma, evite lavar esse tipo de cabelo todos os dias.

Como escolher o melhor shampoo para crescimento capilar

O que é efeito rebote nos cabelos e como evitar

Um ponto importante a se levar em consideração no momento de lavar os cabelos é também considerar o efeito rebote, quando a limpeza em excesso pode fazer com que os fios fiquem ressecados e quebradiços. 

Isso pode acontecer quando os cabelos são lavados constantemente em água quente ou em uma frequência maior do que o indicado para os fios, como os cabelos secos que são lavados todos os dias e podem ficar ainda mais ressecados. Por isso, se atentar a frequência de lavagem dos fios é necessário para evitar o efeito rebote que faz com que o cabelo fique frágil e fraco.

Aposte em um cronograma capilar

O cronograma capilar é uma boa opção para organizar a frequência da lavagem do cabelo e entender quando é o melhor momento para lavar os fios. Além disso, com ele é possível estabelecer os momentos ideais para fazer os tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução dos fios na medida em que for necessário. 

Lembre-se que, assim como uma rotina de skincare, o cronograma capilar pode ser adaptado de acordo com as necessidades do seu cabelo e também do tempo que você tem disponível para fazer os passos.
 
Para cuidados com os cabelos cacheados, aposte na nova linha Elseve Cachos Longos dos Sonhos, enriquecido com ácido hialurônico e óleo de rícino, os produtos proporcionam nutrição intensa para os cabelos de forma que deixe os cachos mais resistentes, macios, nutridos e definidos. 

Além do Shampoo Nutri Preenchedor Cachos Longos dos Sonhos, Condicionador Selador Cachos Longos dos Sonhos, o Creme de Tratamento Nutritivo e o Creme de Pentear Nutritivo, aposte no Creme de Tratamento Noturno para cuidar dos fios enquanto você dorme e também no Creme Milagroso 3 em 1 que traz um produto multifuncional para sua rotina de cuidados capilares.