Protetor solar para tatuagem: descubra os cuidados essenciais com a pele tatuada no verão

Os cuidados com a proteção solar da pele tatuada merecem ainda mais atenção no verão, época em que o corpo fica mais a mostra e visível, tanto no dia a dia quanto nos momentos de praia e piscina. Para evitar que o desenho desbote ou perca a cor, o filtro solar é fundamental, aliado a outras precauções como limpeza da pele e hidratação - que também favorece o rejuvenescimento da pele. Confira como cuidar da pele com tatuagem nos dias de verão!

Protetor solar cria barreira para tatuagem não desbotar

Além de prevenir contra o ressecamento e envelhecimento precoce da pele, o filtro solar é o curinga para manter a tatuagem e a pele ao redor dela bem protegida e saudável. Os raios ultravioleta podem desbotar o desenho facilmente, além de diminuir a intensidade das cores por causa do ressecamento. Por isso, é essencial aplicar o filtro solar na região antes mesmo de expor ao sol, e reaplicar o produto de hora em hora, ou após sair da água do mar. Outra dica que ajuda a manter a tatuagem ainda mais protegida é apostar no filtro solar indicado para o tipo de pele, e com FPS adequado: enquanto as peles secas precisam de um produto mais hidratante, as peles oleosas podem apostar em um protetor com toque seco.

Tatuagem recente precisa de ainda mais cuidados sob o sol

Para quem fez uma tatuagem há pouco tempo, é importante redobrar os cuidados para que a pele cicatrize sem problemas, e banhos de mar e piscina, além de saunas, são proibidos até saírem as casquinhas da cicatrização. Nesse período, a dica é sempre higienizar a região com sabonete neutro e usar pomada dermatológica, mas se não houver como evitar a exposição ao sol, é preciso manter o desenho coberto - já que a tatuagem não cicatrizada é como se fosse uma ferida aberta, propensa a infecções. Após as casquinhas da cicatrização, o filtro solar deve ser aplicado e reaplicado sempre. Outro cuidado para quem fez tatuagem há pouco tempo é manter distância do cloro da piscina, que pode ressecar a pele por ter propriedades descolorantes e grandes chances de desbotar o desenho. 

Creme hidratante evita descamação da pele

O creme hidratante é o segundo passo da rotina de cuidados com a tatuagem no sol. Por mais que a pele tenha sido protegida com o filtro solar, a aplicação do hidratante é vantajosa por devolver toda a água perdida no calor, fazendo com que a pele fique mais viçosa e sem aquele aspecto ressecado. O produto também vai evitar que a pele descame e estrague o desenho da tatuagem, além de manter a cor do desenho. Se o creme hidratante tiver vitamina A em sua composição, há ainda mais vantagens, já que a vitamina ajuda no rejuvenescimento e na elasticidade da pele. 

Matéria publicada em 23 de Fevereiro de 2021, por Webedia.