Qual a importância de um tratamento pré-química antes de alisamentos e colorações?

Alisamentos, colorações e outras químicas afetam a saúde da fibra capilar no processo de mudar a cor e o formato dos fios. Muitas vezes, o cabelo que passa pela química já tem problemas de ressecamento e porosidade, e pode quebrar, ficar elástico e até cair depois do procedimento. A maioria das mulheres com esse problema trata o cabelo depois, quando os danos são mais extensos e que é mais difícil salvar as madeixas. Para evitar problemas, é possível proteger os fios com um tratamento pré-química, que irá fortalecer os cabelos e evitar danos maiores antes mesmo de fazer algum procedimento.

Estado do cabelo afeta escolha de tipo de tratamento pré-químico

O tipo de tratamento varia de acordo com o estado do cabelo. O ideal é manter os tratamentos semanais e aproveitar os três dias anteriores para fortalecer os fios e cuidar do aspecto, brilho e textura no chamada etapa pré-química. Madeixas saudáveis precisam apenas de hidratações simples. As com pontas ressecadas levemente, embaraçadas e toque um pouco áspero devem ser cuidadas com produtos nutritivos, como óleos e ativos para repor os lipídios. O tratamento pré-químico pode ser completo com shampoos e condicionadores ideais para cada tipo de cabelo, para evitar que as madeixas fiquem pesadas e oleosas nesses dias de intenso tratamento.

Os fios muito detonados precisam de um tratamento poderoso antes de aplicar alguma química. Para recuperar a fibra capilar das madeixas sensibilizadas, o ideal é fazer uma reconstrução com queratina e aminoácidos. Para esse tipo de cabelo, é ainda mais importante fazer o teste de mecha, que além de descobrir algum tipo de incompatibilidade, mostrará como o cabelo irá reagir ao interagir com a química.

Pré-coloração protege os cabelos durante a tintura

As mulheres que usam tinta devem passar por um tratamento pré-química específico. Ao contrário dos cuidados gerais, que devem ser feitos com dias de antecedência, a técnica pré-coloração é aplicada imediatamente antes de tingir as madeixas para preparar os fios danificados e protegê-los para a nova tintura, tratando durante o procedimento. Entre as opções estão cremes e séruns que formam uma capa sobre a fibra capilar e proporcionam mais brilho aos cabelos após a coloração.

Matéria publicada em 09 de Abril de 2021, por Webedia.