Queda natural: saiba quantos fios temos na cabeça e porque os fios caem diariamente

Você perde alguns fios de cabelo por dia e começa a desconfiar que está com uma queda excessiva de cabelos? Tranquilize-se um pouco, você perde cerca de 100 fios por dia naturalmente. A queda que ocorre ao lavar ou pentear é normal e funciona na renovação capilar.

Uma pessoa adulta tem de 100 mil a 150 mil fios, que passam pela fase de crescimento e repouso, como explica a Dra. Carolina Marçon, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia: "cada fio vive uma etapa específica, que se distribui em 85% no período de crescimento e 15% durante o repouso. Isso significa que temos sempre mais cabelo crescendo do que caindo e a duração da fase de crescimento é, em média, de quatro anos", informou.

Pular os slider: Queda natural saiba quantos fios

Saiba como fortalecer seus cabelos com a linha

Arginina Resist X3

Queda natural x eflúvio telógeno x alopécia

Os cabelos, formados principalmente por queratina e com crescimento de cerca de 12 cm por ano, existem para proteger regiões, como o couro cabeludo, contra a ação do frio, do calor e do excesso de luz solar e podem ser influenciados por doenças, agressões externas, o uso de produtos inadequados ou excesso de química, diminuindo de espessura e até causando queda.

A queda precisa ser acompanhada por um médico quando é excessiva. No caso do eflúvio telógeno; nome que se dá a um distúrbio capilar que potencializa a queda, a perda chega a 300 fios por dia, resultado de fatores que afetam o organismo, como estresse e má alimentação. Mais grave ainda é a alopécia; a queda total dos fios.

Cuidados diários

Os cabelos precisam de cuidados diários para estar sempre lindos e saudáveis. Invista em shampoos e condicionadores para seu tipo de cabelo e tenha cuidado com a quantidade usada. O excesso de produtos se deposita na fibra capilar e torna os fios opacos além de aumenta a queda e enfraquecer a raiz.

Proteja os fios do sol com chapéus e bonés e use produtos com filtro solar, como explica Carolina: "A exposição aos raios UV pode induzir a oxidação das moléculas de enxofre dentro do eixo capilar, que são importantes para a força dos cabelos. Quando ocorre essa oxidação, os cabelos de tornam quebradiços, ressecados e ásperos". Regule também a temperatura do chuveiro, não basta proteger os cabelos do calor da rua, mas também na sua rotina diária.

Corpo 144
Matéria publicada em 26 de Janeiro de 2021, por Webedia.
Pular os slider: queda natural 2

Deixe seus cabelos sempre hidratados com a linha

Óleo Extraordinário