Quem coloriu o cabelo de loiro pode fazer alisamentos químicos? Descubra!

Ser loira e ter cabelos lisos é o desejo de muitas mulheres, e para chegar neste resultado, elas acabam recorrendo aos tratamentos químicos. No entanto, sem os cuidados adequados, os fios podem ficar sensibilizados com esses procedimentos, e muitas se perguntam se, é possível fazer um alisamento sem deixar o cabelo descolorido muito danificado. Confira se a mistura de substâncias é arriscada e entenda como minimizar os danos!

Pular os slider: Linha_602_RT5PosQuimica

Conheça a linha completa

Elseve Reparação Total 5 Pós Química

Cabelo colorido saudável e com cuidados em dia, pode sim, ser alisado com química

Para que os cabelos escuros cheguem a um determinado tom de loiro, é necessário que passem por um processo de descoloração, que abre as escamas dos fios para remover os pigmentos do seu interior. Neste estado, a fibra capilar fica extremamente sensível, e é essencial voltar a fechar as cutículas o mais rápido possível para que o cabelo possa ficar saudável e resistente. Por isso, é muito importante redobrar os cuidados antes e depois do processo químico, com hidratações e reconstruções semanais para evitar a porosidade e o ressecamento, além de investir numa coloração enriquecida com ingredientes protetores como Pró-Keratina.

Fios alisados podem estar disfarçando a saúde e os danos dos cabelos

Uma vez que o alisamento tem a função de selar a cutícula do fio, existe o mito de que ele trata os cabelos, mesmo os mais danificados, deixando-os brilhosos e com aspecto saudável. No entanto, ele não passa de uma "maquiagem", disfarçando os problemas dos fios ao invés de tratá-los. O que o processo faz é nada mais que criar uma película ao redor da fibra, que destrói as ligações que formam as ondas e cachos. Por isso, qualquer problema que esta apresentar antes do procedimento químico não poderá ser reparado depois, sendo essencial manter os fios saudáveis durante todo o processo.

Já para quem está com os cabelos danificados, o ideal é ficar longe do alisamento enquanto não recuperar a sua saúde, e investir em tratamentos profundos e cortes regulares para reparar os danos. 

Alisamento pode interferir e modificar a coloração loira

Uma outra questão a ter em conta na hora de alisar quimicamente os fios descoloridos é que o procedimento, especialmente o progressivo, pode mudar a sua tonalidade. Isso acontece por conta do calor da chapinha, que remove o tonalizante usado após a descoloração para dar o tom certo ao cabelo ou às mechas. O ideal é alisar os fios antes de colorir, de preferência com um intervalo de um mês entre ambas as químicas, mas nem sempre isso é possível. Nesses casos, basta tonalizar o fio de novo para chegar à cor pretendida.

Matéria publicada em 25 de março de 2021, por Webedia.

Pular os slider: Linha 602_RT5

Conheça a linha completa

Elseve Reparação Total 5