Risca central é tendência da primavera 2015: saiba como dividir o cabelo ao meio

Os desfiles da temporada de primavera 2015 trouxeram várias tendências para as madeixas, mas uma delas apareceu como uma preferência quase unânime das marcas: a risca central. Mas esqueça aquele visual nerd dos penteados da infância: a divisão dos cabelos ao meio voltou repaginada e pode dar origem a vários estilos que vão do moderno ao despojado. Confira as melhores maneiras de entrar nessa moda e aprenda truques de como fazer.

Risca central pode dar origem à vários estilos diferentes

A repetição em tantas passarelas da primavera 2015 deixou a risca central em evidência. O detalhe foi visto de várias formas diferentes e, além de ser usado solto, apareceu junto a penteados como coques, tranças e rabos de cavalo. Um grande diferencial ao usar esse tipo de divisão é escolher se os fios ficarão na frente ou atrás da orelha: a primeira opção passa mais naturalidade e um ar despojado, mas a segunda é a responsável pelo toque arrumado e moderninho que mais foi visto na temporada.

Divisão ao meio ajuda a afinar o rosto

Além de atualizar o visual, a risca central ainda traz uma vantagem para quem tem o rosto redondo ou a testa larga: ela afina o rosto. O efeito só acontece quando as madeixas estão soltas porque é justamente a ação dos fios tampando as laterais que vai alongar e diminuir o aspecto mais circular. Além da obrigatoriedade dos cabelos estarem soltos, o truque também precisa de fios com um comprimento mínimo até o queixo para funcionar.

Aprenda a fazer uma risca central perfeita

Existe mais de uma forma de criar uma risca lateral e tudo vai depender do estilo das madeixas. Se a intenção for um look mais marcado com uma divisão precisa, o cabo fino de um pente é a melhor ferramenta para fazer o trabalho, mas quem não tiver o objeto em casa pode conseguir o mesmo efeito com um pente de dentes finos. Para um visual mais bagunçado e informal os próprios dedos podem ajudar a conseguir o efeito.

Para acertar o ponto correto do centro da cabeça, desenhe uma linha imaginária do centro do nariz até o início dos cabelos. Depois disso basta encostar o pente ou o dedo na raiz dos fios e arrastar até a parte de trás.

Matéria publicada em 18 de Fevereiro de 2021, por Webedia.