Scab hair: saiba como tratar os fios danificados depois do big chop!

Você já ouviu falar em scab hair? Muito conhecido entre as cacheadas e crespas que passaram pela transição capilar, esse termo se refere ao cabelo que nasce danificado após anos de químicas. Ainda não há nenhuma comprovação científica que garanta a sua existência, mas as gringas começaram a falar sobre isso quando perceberam alguns fios porosos, com dificuldade de definição e excesso de frizz logo após o big chop. 

Mas, a boa notícia para quem está lidando com essa textura diferente depois de voltar ao natural é que existe tratamento! Basta recorrer a alguns cuidados específicos na rotina de beleza para exibir cachos saudáveis, macios e bem tratados. Vem conferir quais são eles!

1 - Comece um cronograma capilar já!

O cronograma capilar faz a diferença em qualquer tipo de cabelo, mas é ainda mais indispensável para fortalecer e tratar os cacheados e crespos que estão passando pela transição capilar - ou que acabaram de lidar com ela e estão sofrendo com o scab hair. 

Combinando hidratação, nutrição e reconstrução pelo período de um mês, ele entrega todos os nutrientes que a fibra capilar precisa para ficar forte, saudável e, consequentemente, livre do aspecto do scab hair. 

2 - Umectação trata as partes danificadas profundamente

Além do cronograma capilar, também vale investir em umectações para eliminar o scab hair. Nesse tratamento, o óleo é aplicado em todo o cabelo - da raiz até às pontas - e ainda é usado para fazer uma massagem diretamente no couro cabeludo. 

Por agir diretamente no folículo capilar, essa técnica é uma das mais potentes para tratar as partes mais ressecadas e danificadas que podem aparecer depois do big chop. Para garantir um bom resultado de maneira mais rápida, invista nele uma vez na semana ou a cada 15 dias. 

3 - Prefira shampoos mais hidratantes para não piorar o ressecamento

Por conta do formato anelado, que dificulta que a oleosidade da raiz chegue até as pontas, os cabelos cacheados e crespos já têm uma maior tendência ao ressecamento - e é claro que isso só piora com a presença do scab hair. Por isso, para amenizar o problema, é importante fugir dos produtos que podem deixar os fios ainda mais secos, como é o caso dos shampoos com componentes muito limpantes. 

Prefira as versões mais hidratantes e com fórmula suave. E se quiser garantir uma proteção ainda maior, alie esse cuidado à técnica pré-poo - como é explicado detalhadamente nessa matéria aqui - para criar uma película ao redor das madeixas antes da lavagem. 

4 - Use finalizadores bem hidratantes para amenizar o aspecto do scab hair

Na hora de pentear os cabelos, aposte em finalizadores com fórmula bem hidratante para que as partes afetadas pelo scab hair fiquem mais macias e com aspecto hidratado. Cremes com óleo de coco na fórmula, por exemplo, são ótimos para nutrir os fios, amenizar o frizz e ajudar a eliminar o ressecamento ao mesmo tempo em que modela os cachos. 

Para garantir mais definição, aposte na fitagem! E, se sentir necessidade, faça dedoliss nas mechas comprometidas pelo scab hair. 

 

Matéria publicada em 05 de Abril de 2021, por Webedia.

Pular os slider: Oleo Extraordinario

Conheça toda a linha Elseve Óleo Extraordinário