Vilão? Entenda como o sal do mar pode danificar seus cabelos

Sol, praia, areia, férias, pele bronzeada e cabelos iluminados. As maravilhas do verão estão de volta mas, junto a elas, surgem preocupações com a pele e a saúde. Se as manchas, linhas de expressão e excessiva exposição aos raios solares preocupam as mulheres, outro item merece atenção especial com a chegada das altas temperaturas: os cabelos.

Durante a temporada ensolarada, todas desejam corpos e fios mais dourados, passar horas embaixo do sol e aquela textura charmosa dos fios secos depois de um refrescante mergulho no mar. E é aí que mora o perigo: se o sol resseca e desbota a cor dos fios, o vento embaraça (facilitando a quebra) e a areia entra em atrito com os cabelos, o sal da água marinha intensifica todos esses efeitos destrutivos.

Sal: bonzinho ou vilão?

É verdade que o sal ajuda a desintoxicar a pele, reduzir o inchaço e tratar feridas, dentre vários outros benefícios para a pele e corpo. Porém, uma exposição excessiva à água do mar pode acarretar sérios danos à estrutura dos cabelos, visto que acelera (e agrava) a desidratação das madeixas - um mal ainda mais frequente nesse período do ano.

A água é responsável pela elasticidade e maleabilidade dos cabelos, levando hidratação da raiz às pontas dos fios. O sal, como substância osmótica que é, "suga" a água do cabelo de modo que eles fiquem secos, quebradiços e opacos. Ou seja: o que a princípio é estiloso e natural (afinal, cresce o desejo de reproduzir aquele efeito "beach style"), a longo prazo pode vir a tornar os fios ásperos, difíceis de pentear e com uma textura bastante desagradável.

Segredos de verão

Ainda que o sal da água marinha promova incontáveis malefícios aos fios, manter as madeixas bonitas e saudáveis não significa ficar sem ir à praia ou, o pior, enfrentar o sol forte sem mergulhar ao menos uma vez para se refrescar. Com alguns cuidados e truques, é possível passar o verão aproveitando o que a estação oferece de melhor sem, necessariamente, sacrificar a beleza dos fios para se divertir.

Adote uma linha de produtos específicos para o verão

Após o banho de mar, nunca deixe de lavar bem os cabelos com água doce ou água mineral. O ideal é que, nesse período do ano, você troque o condicionador e o shampoo de sempre por produtos específicos para a estação. Ativos nutritivos mais fortes como a arginina (aminoácido essencial que forma uma película ao redor dos fios para protegê-los) e a queratina (uma espécie de escudo contra as agressões externas) ajudam a enfrentar as altas temperaturas e preparam os fios para a exposição ao sol.

Invista em um bom leave-in

Usado geralmente após o banho, o leave-in auxilia na proteção da fibra capilar evitando que os cabelos fiquem ressecados, quebradiços e sem brilho. Além de controlar o volume de cabelos cacheados e mais crespos, o produto combate o indesejável arrepiado dos fios, o frizz, e protege madeixas tingidas, com química e naturais.

Use filtro solar e acessórios para proteger os fios

Geralmente, produtos de linha específica para o verão já vêm com algum fator de proteção solar. Porém, caso não tenha certeza disso, invista em um filtro específico para os cabelos, aplicando-o antes de se expor ao sol. Ele ajudará os fios a se proteger dos raios ultravioleta, tornando-os menos suscetíveis aos efeitos da água salgada. Também é indicado o uso de chapéus, bonés e lenços para preservar as madeixas.

Aposente o secador e a chapinha

Com tantos agentes nocivos à saúde dos cabelos nessa estação (areia, sal, vento, sol, entre outros), nada mais justo que poupá-los de mais agressões. Assuma o volume natural dos cabelos durante a estação, no melhor "estilo praia" e deixe de lado secadores, modeladores e chapinhas.

Cuidados pós-sol

Após passar vários dias em contato com o mar, é natural que as madeixas não estejam em seu estado mais bonito. Portanto, abuse de hidratações tanto no salão quanto em casa, utilize óleos capilares para uma nutrição mais profunda e invista em um shampoo antirresíduos, que tira qualquer vestígio de sal e areia e limpa bem os fios após tantas danos causados pela praia.

Matéria publicada em 08 de Abril de 2021, por Webedia.