Você sabe como foi criado o primeiro produto específico para cabelos crespos?

Nos dias atuais, quando se trata de produto específico para cabelos crespos, inúmeras opções serão lembradas, cada uma com uma proposta e promessa para potencializar os cachos dos cabelos cacheados ou manter os fios alisados. Shampoo para cabelos alisados, para limpeza específica, para cacheados, condicionar para enxágue, para massagem, creme para pentear, óleos restauradores são algumas das funções que estão disponíveis nos mercados divididos por bancadas de acordo com o que o cliente busca. O que muitos não sabem é que essa facilidade é recente.

Na época da escravidão no Brasil, era muito comum a falta de cabelo na parte de cima da cabeça dos escravos. Isso ocorria principalmente por conta do peso carregado dos tabuleiros de doces, barris de água e outros produtos que eram vendidos para levar parte do ganho aos senhores de engenho.

Pular os slider: Oleo-extraordinario-cachos

Conheça a linha

Elseve Óleo Extraordinário Cachos

Malone e Madame Walker revolucionaram a indústria de beleza

No século XIX, duas mulheres norte-americanas negras, Annie Minerva Turnbo Malone e Madame C. J. Walker, enxergaram nos graves problemas de queda de cabelo e calvície causados pelo modo de vida estressante, má alimentação e falta de higiene - como banhos e lavagens cotidianas nos cabelos - dos negros uma oportunidade para desenvolver produtos especiais para esse público.

Os pais de Madame Walker foram escravizados e então a viúva teve que se virar como lavadeira e cozinheira para cuidar da filha. Um acidente escalpou os cabelos de Madam que começou no negócio de "crescer cabelo" por desejo próprio de remediar a perda dos fios no ocorrido.

"Wonderful Hair Grower": a cura milagrosa

Em 1900, Malone foi a pioneira ao lançar um tônico com o nome "Wonderful Hair Grower", que prometia a "cura milagrosa" para a queda dos cabelos. O produto começou a ser vendido de porta em porta pela América, nas igrejas, orfanatos e clubes femininos e Malone fundou a Companhia Poro, conhecida por mais de duas décadas de grande sucesso.

Na mesma época, Madame C. J. Walker fundou uma concorrente de peso e levou adiante o modelo criado por Minerva Malone. Walker tornou-se a primeira mulher milionária nos Estados Unidos com produtos de beleza para cabelos crespos.

Ela também foi uma pioneira na luta de direitos civis em defesa das pessoas negras. No ano de sua morte, em 1919, Madame CJ Walker tinha construído uma das maiores empresas de fabricação de propriedade negros do mundo, uma rede internacional de mais de 15.000 empregados, escolas de beleza em três estados, e uma mansão em New York.

 

Matéria publicada em 09 de Abril de 2021, por Webedia.

Pular os slider: Longo dos sonhos

Conheça toda a linha Elseve Longo dos Sonhos