10 dicas e truques rápidos para cuidar dos cabelos no dia a dia

Ter cabelos bonitos e saudáveis é possível até mesmo na correria do dia a dia! Quem tem uma rotina corrida, seja por causa de trabalho, estudos ou exercícios físicos, sabe que driblar o ressecamento, o frizz, e o mal caimento dos fios pode ser uma verdadeira dor de cabeça, mas alguns truques e hábitos super rápidos podem ajudar, e muito, a potencializar os cuidados e ainda deixar as madeixas hidratadas, com caimento e com uma boa aparência para enfrentar a semana. Confira 10 delas! 

1

Ampola capilar na hora da lavagem ajuda a hidratar o cabelo

Quem não tem tempo para fazer uma boa hidratação nos fios pode recorrer as ampolas capilares para nutrir os cabelos em apenas alguns minutinhos. E o melhor: o tratamento pode ser feito no banho! Depois de aplicar o shampoo e o condicionador, aplique todo o conteúdo da bisnaguinha, massageando as mechas do cabelo da raiz em direção as pontas. Fique atenta ao período de ação do produto, pois cada um precisa tem um intervalo mínimo de aplicação nas madeixas, que dura, em média, de 3 a 5 minutos.

2

Jato de água fria segura a oleosidade do cabelo

Outro hábito que pode ser incluído na rotina de beleza de quem tem pressa é lavar os cabelos com água fria, ou pelo menos, terminar a lavagem com um jato de água gelada nas madeixas. Isso porque a água quente estimula a produção de sebo, fazendo com que os fios fiquem oleosos mais rápido - principalmente os lisos ou alisados com escovas progressiva. 

3

Gotinhas de óleo capilar ou leave-in alinham os fios

Um dos itens que toda mulher moderna pode ter no armário é o óleo capilar, que também pode ser substituído pelo leave-in. O produto ajuda a alinhar os fios em dias de "bad hair day", tanto os lisos quanto os ondulados, cacheados e crespos. Apenas algumas gotinhas do produto são suficientes para abaixar o frizz, selar qualquer pontinha dupla que possa aparecer e dar mais caimento aos comprimento dos cabelos. 

4

Donas de franja podem usar linha de shampoo para cabelos mistos

A rotina de quem tem franja costuma ser bem mais trabalhosa, mas para ajudar quem não tem muito tempo de estilizar os fios mais curtos, uma dica básica é apostar em uma linha de shampoo e condicionador específica para cabelos mistos. A fórmula desses produtos costumam limpar as raízes em profundidade por mais tempo, ao mesmo tempo em que hidrata os cabelos. Dessa forma, a oleosidade vai demorar para aparecer, evitando o temido efeito grudado na testa. 

5

Escolha pentes de madeira para desembaraçar o cabelo

Uma dica simples que pode prevenir a quebra dos cabelos é usar um pente de madeira na hora que for desembaraçar os fios, principalmente os cacheados e os crespos. Escolha um pente que tenha cerdas separadas para ajudar a manter a definição dos cachinhos; já para quem tem fios finos e lisos, o ideal é o pente de madeira com as cerdas mais próximas. O motivo é que, na hora de desembaraçar, a madeira não faz atrito com os cabelos, evitando os temidos cabelos arrepiados e armados.

6

Na hora da chapinha, enrole as pontas para dentro

Para quem costuma fazer chapinha no dia a dia, uma dica valiosa - além do uso do protetor térmico antes de começar a alisar os fios - é enrolar as pontas do cabelo para dentro. Esse movimento irá disfarçar possíveis pontas duplas ou ressecadas e dá mais movimento aos cabelos. Basta segurar a chapinha na horizontal e, quando chegar próximo à ponta, virar a barra da ferramenta levemente para dentro, ao invés de terminar para baixo. 

7

Seque o cabelo com jato de ar paralelo para evitar o frizz

Quem costuma secar os cabelos com secador sabe que a ferramenta também pode causar frizz, tanto próximo à raiz quanto no comprimento dos fios. Uma dica para evitar os fios arrepiados é posicionar o secador paralelo as mechas, ou seja, em cada região o aparelho deve ser posicionado em um ângulo diferente mecha: nos fios do topo da cabeça, ele pode ser colocado de cima para baixo; nas mechas da nuca, o ideal é colocá-lo deitado. Outra segredo é que o equipamento precisa ficar entre 10 e 15 cm de distância da raiz, já o calor excessivo pode deixar as madeixas muito oleosas. 

8

Não esfregue o cabelo na toalha

Uma dica que pode deixar acabar com a saúde das pontas dos cabelos é evitar esfregar o cabelo na toalha na hora de secá-lo. A força da fricção pode quebrar os fios, além de estimular a criação de frizz imediatamente. O certo é envolver todo o cabelo na toalha de algodão e espremer o excesso de água. Vale deixar as madeixas enroladas na toalha apenas por cerca de 10 minutos, já que os fios podem ficar abafados. 

9

Aposte em penteados rápidos no 'bad hair day'

Sabe aqueles dias em que o cabelo não acordou do jeito que você gosta? Para quem não tem tempo de lavá-lo, secá-lo e ainda fazer chapinha, babyliss ou modelar os cachos, os penteados e os acessórios podem ser verdadeiros salva vidas das mulheres. Coques altos e despojados deixam qualquer look mais estiloso, enquanto rabos de cavalo baixos e polidos garantem um visual mais formal, pronto para as que precisam ir correndo para o trabalho. Já as tranças disfarçam o frizz e o cabelo amassado, e ajudam a deixar o look por dentro das tendências.

10

Cabelos finos podem ter volume com secador

Se você está no time de mulheres que têm cabelos finos, sem movimento, ou que simplesmente é adepta de "quanto mais volume, melhor", o secador também pode ser seu melhor amigo no dia a dia para conquistar madeixas encorpadas. Na hora de secar, basta usar a escova puxando os fios para o alto ou secar com a cabeça para baixo. Já quem tem franja pode secá-la para frente e depois para trás, para deixar a mecha ainda mais volumosa. 

Matéria publicada em 14 de Abril de 2021, por Webedia.