4 técnicas para finalizar cabelos cacheados e crespos: da fitagem ao plopping, veja a mais adequada para você

Quem tem cabelos cacheados ou crespos está sempre à procura de novas maneiras de valorizá-los. Versáteis, eles podem ser usados de diferentes jeitos: com formas bem definidas ou com cachos mais frisados; com muito ou pouco volume...tudo dependerá do gosto pessoal. Mas, para conseguir o efeito desejado sem risco de erro, é importante conhecer os diferentes métodos de finalização pós-lavagem, que vão desde processos demorados fio a fio, como a fitagem estruturada, passando pelo plopping, até chegar a uma rápida arrumação no próprio banho. Saiba mais.

Técnica de fitagem é a mais conhecida para finalizar os cabelos crespos ou com cachos

Um dos métodos mais conhecidos, a fitagem deixa os cabelos definidos e, quando feita do jeito certo, ainda garante dois ou mais dias de 'day after' bem sucedido. Para fazê-la, basta desembaraçar os cabelos com a ajuda de um leave-in e dividi-lo em seções nas partes inferior, superior e laterais. Começando pela parte debaixo, separe mechas bem finas, aplique o leave-in e penteie com os dedos, da raiz às pontas, separando-as como se fossem fitas. Ao chegar na ponta, empurre os fios para cima, amassando e formando cachos. Repita o procedimento em cada uma das divisões, lembrando sempre que, quanto mais finas forem as mechas, mais definido ficará o cabelo. Depois, basta optar pela secagem natural ou com difusor. 

Fitagem estruturada deixa cachos ainda mais definidos

Para quem quer ondas ainda mais definidas por dias e gosta de menos volume, a versão mais detalhada e mais trabalhosa do método, chamada de fitagem estruturada, é a opção mais indicada. Depois de lavar os cabelos e dividir em quatro seções, começando pela nuca, massageie toda a mecha com uma pequena quantidade do óleo capilar de sua preferência. Depois, pegue um spray ou creme de pentear de textura mais leve e passe na raiz. Na extensão dos fios, use o leave-in de costume, enluvando bastante fio a fio. Como na fitagem comum, separe o cabelo em fitas, mas com mechas ainda menores, e faça o movimento de amassar de baixo para cima. O toque final virá depois, com os cabelos já secos: utilize um ativador de cachos nas pontas para fixar mais as ondas. 

A dica para quem gosta da definição dos dois tipos de fitagem, mas não quer perder o volume é soltar a raiz com os dedos ou com pente garfo. Pode parecer brincadeira, mas balançar bastante a cabeça para a frente e para trás também garante um resultado bonito. 

Método plopping ajuda a definir e acelera o processo de secagem dos cabelos 

A técnica do plopping é uma das mais simples, e é ideal para quem não usa difusor e, mesmo assim, não quer aparecer com fios muito molhados. Ao mesmo tempo que define e diminui o frizz, ela ajuda a secar, usando apenas um creme de pentear e uma toalha de microfibra ou camisa de algodão -  já que a toalha de banho não é recomendada na secagem de cabelos cacheados e crespos por gerar atrito nos fios e causar frizz. Depois de lavar, hidratar e aplicar creme de pentear com os fios bem molhados, pegue a toalha/camisa e amasse os cabelos tirando todo o excesso de água. Depois, espalhe o pano na cama e, jogando a cabeça para baixo, coloque os fios em cima dele. Enrole as laterais da toalha/camisa como se estivesse enrolando um bombom, e amarre as pontas atrás, formando uma touca. Deixe agir nos cabelos durante 20 minutos ou mais, e pronto! Para quem tem tempo e deseja um resultado com cachos ainda mais definidos, a dica é unir esse método à técnica de fitagem - que deverá ser feita antes de colocar os cabelos na toalha.

Finalização rápida no banho é ideal para quem gosta de cachos menos definidos e mais volumosos

Para quem não tem paciência ou tempo para fazer métodos muito elaborados, a finalização no banho é a solução para um resultado bonito e rápido. Depois de usar shampoo, máscara de hidratação - se for o dia de hidratar as madeixas - e condicionador, tire o excesso de água, aplique creme de pentear - mas sem se preocupar se cada mecha recebeu o produto - e prenda o cabelo. Ao sair do banho, faça uma fitagem superficial em mechas grossas com o auxílio de um pouco de gel. Depois, é só deixar secar naturalmente ou usar o difusor. O resultado é um cabelo com mais volume e cachos mais naturais, com uma definição menos perfeita. A dica é ideal para quem lava o cabelo muitas vezes na semana e não quer perder tempo com algo muito trabalhoso. 

Uma outra versão dessa finalização é ainda mais rápida e garante um resultado satisfatório para quem não liga para o frizz natural dos cabelos cacheados e crespos e gosta de valorizar ainda mais o volume. Ela também é feita no chuveiro, mas sem creme de pentear. O segredo é o seguinte: depois de lavar os cabelos com shampoo, tire um pouco da umidade e aplique uma quantidade generosa de condicionador. Antes de retirar o produto, faça o procedimento de fitagem mais rápida, com mechas mais grossas, amassando o cabelo como se já estivesse finalizando após o banho. Depois disso, molhe a cabeça rapidamente no chuveiro, apenas para tirar o excesso de condicionador, e termine amassando com uma toalha de microfibra ou camisa de algodão. 

Matéria publicada em 18 de março de 2021, por Webedia.