5 dicas e tratamentos para acabar com as pontas duplas

Está com pontas duplas no cabelo e não tem ideia do que fazer para ficar livre de uma vez por todas desse aspecto? Então, essa matéria é especialmente para você!

É que, além de hidratações intensas, existem alguns cuidados simples - como só usar shampoo no couro cabeludo, por exemplo - e outras técnicas mais específicas - como o corte com tesoura quente - que podem te ajudar a deixar as madeixas bonitas e saudáveis novamente. Confira a lista!

1 - Use shampoo apenas no couro cabeludo

Para evitar as pontas duplas, os cuidados já devem começar na hora da lavagem. Você sabia que passar shampoo por todo o comprimento do cabelo pode facilitar o aparecimento do problema? Por isso, sempre que for lavar os fios, aplique o produto apenas no couro cabeludo, massageando com a pontinha dos dedos para tirar bem as impurezas. 

E não precisa se preocupar com as pontas: na hora do enxague, a quantidade de shampoo que passa por elas já é suficiente para que as madeixas fiquem devidamente limpas. 

2 - Lave o cabelo com água morna ou fria

Além de aplicar o shampoo apenas no couro cabeludo, outra dica para a hora da lavagem é fugir da água quente e sempre deixar o chuveiro com temperatura morna ou fria. O motivo é o seguinte: ela facilita o aparecimento das pontas duplas por agredir a queratina, inchar os fios e manter as cutículas abertas, mesmo com o uso do condicionador na etapa final. 

Para quem é do tipo que não abre mão do banho quente - ainda mais nos dias frios -, a dica é fazer, pelo menos, o último enxague com a água fria ou morna. Dessa forma, além das cutículas protegidas e seladas, o cabelo também vai ganhar muito mais brilho e exibir uma aparência mais sedosa. 

3 - Use produtos com óleo de coco

Não é por acaso que o óleo de coco é o componente queridinho do momento. Ele oferece muitos benefícios para todos os tipos de cabelo - seja aplicado sozinho na umectação ou como um dos principais ativos de shampoos, condicionadores, máscaras de tratamento e creme de pentear. 

Um deles, inclusive, é o combate às pontas duplas. Por devolver os lipídios da fibra capilar com seu poder nutritivo, o óleo de coco elimina o ressecamento, sela e ainda uniformiza os fios para que fiquem saudáveis. 

4 - Aposte em um corte com tesoura quente

Você já ouviu falar no corte com tesoura quente? Feito com tesouras com um aço específico para ser aquecido, ele pode ser um importante aliado para eliminar as pontas duplas dos fios. A vantagem dessa técnica é que dá para se livrar do problema sem prejudicar o comprimento - já que seu objetivo não é mudar a forma do cabelo ou deixar as madeixas curtinhas, mas usar a alta temperatura para selar as cutículas e tirar apenas as pontas indesejadas.

5 - Não esqueça o protetor térmico ao usar chapinha e secador 

Para quem aposta em ferramentas de calor - como secador, chapinha e difusor -, a dica de ouro é não abrir mão de um protetor térmico sempre que for finalizar os fios com algum desses aparelhos. Por criar uma espécie de película ao redor da fibra capilar, o produto impede que a alta temperatura resseque os fios e comprometa as cutículas a ponto de formar as indesejadas pontas duplas. 

Redação: Nívia Passos

Tip
1

Enim ad minim veniam