Água micelar antes ou depois do sabonete? Dermatologista explica ordem

Uma limpeza facial diária garante uma pele saudável, livre de impurezas, com um brilho saudável e combate a oleosidade. Além disso, a limpeza completa e profunda é essencial para a absorção de produtos para cuidado da pele, como tratamento anti-idade. Mas você sabe como fazer uma limpeza facial diária e eficiente? Com o uso do sabonete facial, ou Gel de Limpeza Facial, em conjunto com a Água Micelar é possível limpar a pele de forma profunda e rápida.

Mas se você está em dúvida na ordem dos produtos e se a água micelar vem antes ou depois do sabonete, a Dra. Fabiana Wanick, Membro das Sociedades Brasileira de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica, deu algumas dicas de como seguir a ordem correta dos produtos durante a limpeza facial.

Como usar a água micelar no rosto?

A água micelar tem a função de limpar o rosto, além disso, ela é capaz de purificar, renovar, demaquilar, suavizar e requilibrar o rosto. A Dra. Fabiana Wanick explica a melhor frequência para utilizar a água micelar “Ela deve ser utilizada de preferência duas vezes ao dia, manhã e noite. Sem necessitar de enxágue”.

Sendo assim, a água micelar pode ser utilizada no rosto na sua rotina de cuidados diurna e noturna, ou seja, logo ao acordar e antes de dormir. Dessa forma, você começa o dia com a pele limpa e no final do dia retira todas as impurezas do rosto. Quando a água micelar conta com ativos dermatológicos, ela age em conjunto com as funções metabólicas para proporcionar o melhor para sua pele. Um exemplo é a Água Micelar Hialurônico L’Oréal Paris, com ácido hialurônico proporcionando uma limpeza profunda e preenchendo a pele com hidratação.

Enriquecida com ácido hialurônico, um ativo dermatologicamente testado e aprovado, a Água Micelar Hialurônico L’Oréal Paris tem ação preenchedora e hidratante. Fazendo com que seja possível criar uma rotina de limpeza rica em hidratação e ação antisinais, combatendo e prevenindo as primeiras linhas de expressão.

Usar água micelar antes ou depois do sabonete?

Entre a opção de utilizar a água micelar antes ou depois do sabonete, a Dra. Fabiana Wanick explica a melhor ordem. “Eu recomendo a utilização da água micelar após lavar o rosto. Dessa forma, conseguimos complementar na limpeza e iniciar a etapa de hidratação facial”, conclui.

Para entender como aplicar o produto no rosto, acompanhe o passo a passo abaixo:

  1. Após lavar o rosto com sabonete ou o Gel de Limpeza Facial, utilize um pedaço de algodão para pingar algumas gotas de água micelar.
  2. Com o algodão úmido, aplique a Água Micelar no rosto de dentro para fora em movimentos suaves.
  3. Não é necessário enxágue.

Além desse passo a passo, que garante uma limpeza facial completa e profunda, a água micelar também pode ser utilizada como demaquilante, para retirar o excesso de maquiagem do rosto. Nesse momento também é importante atrelar ao uso do Gel de Limpeza Facial ou do sabonete para garantir uma limpeza profunda e completa.

Como usar água micelar

O que usar depois da água micelar?

Como a água micelar faz parte da etapa de limpeza da pele, que é a primeira a ser feita em uma rotina de cuidados, a Dra. Fabiana Wanick destaca quais passos devem ser seguidos após o uso da água micelar. “De manhã, algum hidratante ou antioxidante e depois, filtro solar. À noite, algum ácido com ou sem clareador, e hidratante”, recomenda.

Durante o período da manhã ou noite, o Sérum Preenchedor Hialurônico pode ser adicionado na sua rotina de cuidados após a limpeza da pele. Ele conta com 1,5% de ácido hialurônico em sua composição, o que garante um tratamento antissinais, hidratante e preenchedor para pele.

O Sérum Preenchedor Hialurônico conta com ação macro agindo na superfície da pele e gerando resultados instantâneos, reduzindo até 40% das linhas de expressão nas quatro primeiras semanas de uso. Enquanto a ação micro preenche a pele nas camadas mais profundas agindo contra os primeiros sinais do envelhecimento. Com o Creme Cuidado Noturno Hialurônico é possível complementar a rotina de cuidados e hidratar a pele de forma mais profunda, graças à ação do ácido hialurônico.

Já o Creme Cuidado Diurno Hialurônico conta com ácido hialurônico, um ativo dermatologicamente destacado e aprovado, reconhecido pelo seu alto poder hidratante. O ácido hialurônico tem ação hidratante e preenchedora capaz de agir nas camadas mais profundas da pele, proporcionando uma pele saudável, com viço e combatendo os primeiros sinais de linhas de expressão. Quando utilizado em conjunto com o protetor solar UV Defender é capaz de preparar a sua pele para o dia a dia.

Posso usar a água micelar no lugar do sabonete?

A Dra. Fabiana Wanick recomenda o uso da água micelar no lugar do sabonete para as peles secas. “Se a pele for extremamente seca, pode utilizar a água micelar no lugar do sabonete”, explica. Além disso, em dias quentes ou que o rosto está muito sujo, a água micelar pode substituir o sabonete e ser utilizada na pele durante o dia com objetivo de limpar o rosto de uma forma prática.

Isso facilita, pois, com as diferentes opções é possível escolher uma água micelar que cabe na bolsa para ser transportada com maior facilidade. Além disso, como ela não precisa de enxágue, pode ser utilizada em qualquer lugar e momento.

No cotidiano, o uso da água micelar com o sabonete facial e o Gel de Limpeza Facial completam a limpeza e fazem com que a limpeza seja feita de forma completa e profunda.

Quantas vezes usar a água micelar no rosto?

Segundo a Dra. Fabiana Wanick, utilizar a água micelar duas vezes ao dia é o suficiente para limpar a pele com eficiência. Com isso, a água micelar deve ser adicionada nos momentos de limpeza do rosto durante o começo e o final do dia. Além disso, se for preciso higienizar o momento em algum momento no meio do dia a água micelar é o produto mais indicado por não ter a necessidade de enxágue e ser de fácil uso.

Matéria publicada em 22 de outubro de 2021, por Enext.