A argila verde está entre as queridinhas quando o assunto é tratamento express para a pele oleosa ou mista! Por causa de seu poder detox e purificante, essa cor de máscara consegue amenizar e prevenir cravos e espinhas, que são comuns em quem tem esse tipo de pele. Em tempos em que as máscaras faciais estão no auge, é importante explicar de que forma exatamente a argila verde consegue dar um chega pra lá nas inflamações do rosto. Confira a matéria!
Argila verde consegue sugar a oleosidade no interior de espinhas e cravos
Para saber como a argila verde age no rosto, vale entender, antes, como se formam as espinhas e os cravos. Essas inflamações aparecem por conta do excesso de oleosidade do rosto e também por causa de impurezas, como restos de maquiagem e poluição, que se acumulam dentro dos poros e acabam entupindo esses buraquinhos. Com o interior dos poros entupidos, surgem as inflamações, que são as espinhas e os cravos.
A argila verde é rica em sais minerais como alumínio, magnésio e ferro, e tem afinidade com o óleo: é exatamente por isso que ela consegue sugar e absorver a oleosidade da pele e todo o conteúdo inflamado no interior das acnes.
Ação purificante da argila verde também ameniza a vermelhidão das espinhas
Um outro ponto positivo das máscaras de argila verde é que elas conseguem amenizar aquela vermelhidão incômoda ao redor das espinhas e de alguns cravos. A própria textura grossinha da argila já entrega o efeito matificante e seguinho ao rosto: assim, o aspecto de inflamação vai embora depois dos minutinhos de ação da máscara no rosto.
Argila verde previne futuros cravos e acnes no rosto
Prevenir futuros cravos e espinhas também é uma das ações que fazem a argila verde ser favorita das donas de pele mista e oleosa. É que, além de agir de forma imediata, ou seja, removendo a oleosidade excessiva naquele momento, a argila verde também age de forma progressiva, regulando a oleosidade a médio prazo. Tudo isso por causa da limpeza profunda dos poros: com esses buraquinhos limpos e livres de impurezas, as espinhas e os cravos não conseguem se formar.
Assim, quem aposta na máscara de argila verde de 1 a 3 vezes na semana - dependendo do tipo e da necessidade da pele - consegue deixar a produção de glândulas sebáceas regulada, diminuindo o risco de inflamações. Além disso, a máscara também consegue diminuir os poros, que costumam ser mais dilatados e visíveis em peles com acne.
Matéria publicada em 30 de março de 2021, por Webedia.