Banho de brilho com tinta em casa: 8 dúvidas respondidas sobre o tratamento de cabelo

$name

Quando o cabelo perde a intensidade da cor e a sua luminosidade, a solução é recorrer a um banho de brilho! O desbotamento acontece naturalmente em todos os tipos de cabelo, seja nos coloridos ou nos que nunca tiveram a cor natural alterada, e o banho de brilho é a técnica ideal para quem deseja recuperar a vitalidade da cor, além de hidratar os fios profundamente. Para você que deseja saber mais sobre como garantir fios brilhantes em casa, respondemos as principais dúvidas sobre o banho de brilho com tinta. Confira!

$name
1

O que é o banho de brilho com tinta?

O banho de brilho é uma técnica que promete reforçar a cor do cabelo, enquanto faz um tratamento de hidratação. Ele é feito a partir de uma coloração sem amônia junto de um creme de tratamento com poder hidratante, e ainda pode ser potencializado com algumas gotas do óleo vegetal de sua preferência. Cheio de benefícios, o banho de brilho no cabelo é capaz de conceder movimento às madeixas, aumentar a maciez e restaurar a fibra capilar danificada por química.

$name
2

Qual a diferença entre tinta e banho de brilho?

Apesar de aumentar a intensidade da cor, o banho de brilho não age nos fios da mesma forma que a tinta com amônia. Responsável por tingir os cabelos, a tinta abre as cutículas capilares e altera a coloração das madeixas. Já o banho de brilho tem como objetivo hidratar o cabelo, conferir luminosidade e realçar a cor ao formar uma película de pigmento ao redor do fio. O efeito dura de forma temporária.

$name
3

Banho de brilho tinge o cabelo?

O banho de brilho não é responsável por tingir as madeixas, mas sim deixá-las com uma cor mais vibrante, tirando aquele aspecto opaco da nuance desbotada. Entretanto, é importante escolher uma coloração do mesmo tom do seu cabelo ou em uma nuance de até dois tons mais claros para que o cabelo não acabe ficando manchado.

$name
4

Quem tem cabelo virgem pode fazer banho de brilho?

Uma vantagem do banho de brilho com coloração sem amônia é que a técnica pode ser feita em todo tipo de cabelo, inclusive no cabelo virgem, aquele que nunca foi quimicamente tratado. Sem alterar a coloração dos fios naturais, o banho de brilho vai hidratar profundamente o cabelo e devolver a água e nutrientes perdidos no dia a dia, por ser feito junto com um creme de tratamento. Por isso, a coloração sem amônia é ideal para quem não quer correr o risco de agredir os fios.

$name
5

Como fazer um banho de brilho no cabelo loiro?

Quem tem as madeixas loiras precisa passar por uma série de cuidados com os fios descoloridos. Além da opacidade após algumas lavagens, o processo de descoloração pode danificar o cabelo, exigindo uma hidratação profunda. Invista no banho de brilho para recuperar a luminosidade dos fios loiros, e opte por uma coloração sem amônia de tonalidade próxima a do seu cabelo, para que não fique manchado. As loiras naturais também podem apostar nessa técnica para reacender a nuance clara dos fios.

$name
6

Quem alisa o cabelo pode fazer banho de brilho?

Os cabelos que passam por métodos de alisamento também podem investir no banho de brilho. Entretanto, é necessário esperar cerca de 15 dias após o procedimento químico. Além disso, o indicado é optar por uma coloração compatível com cabelos quimicamente tratados. Nossa indicação é a Casting Creme Gloss, de L'Oréal Paris, que além de adequada para cabelos com química, garante um brilho intenso de forma saudável.

$name
7

Tem que lavar o cabelo antes de fazer banho de brilho?

Sim! Para fazer o banho de brilho com a tinta temporária, o ideal é lavar o cabelo antes com um shampoo antirresíduo, que vai tirar todas as impurezas, abrir as cutículas capilares e garantir uma maior fixação do produto, auxiliando no tratamento.

$name
8

Como fazer o banho de brilho em casa?

Revitalizar a cor do cabelo é super fácil, e você pode fazer sozinha em casa! A primeira etapa é escolher a coloração e realizar um teste de alergia para saber se o produto não vai causar uma reação alérgica. Feito isso, para realizar um banho de brilho caseiro, é só seguir esse passo a passo:

1° Passo: Misture o tubinho da coloração com metade do creme revelador que vem na embalagem até conseguir um creme bem homogêneo;

2° Passo: Adicione uma quantidade de creme de tratamento de cor branca à mistura, o suficiente para o seu cabelo. Se preferir,  pode adicionar algumas gotinhas de óleo vegetal;

3° Passo: Separe o cabelo ainda úmido em mechas e, com a ajuda de um pincel, aplique a mistura em cada uma delas, da raiz até as pontas;

4° Passo: Aguarde o tempo de ação indicado na embalagem da coloração e enxágue completamente os fios;

5° Passo: Finalize aplicando o condicionador de tratamento e enxágue novamente.

Matéria publicada em 11 de junho 2021, por Webedia.