Blunt cut: como manter o corte reto com efeito liso escorrido

O blunt cut é um corte reto amplamente pedido nos salões de beleza por conta de seu comprimento uniforme e pontas retas que conferem um visual minimalista e moderno. Por ser um corte reto, a manutenção do blunt cut se torna frequente nos salões de beleza para aparar as pontinhas. No entanto, é possível manter o efeito escorrido do comprimento em casa com alguns truques antes, durante e depois de finalizar as madeixas. Quer descobrir como? Separamos 4 dicas para ajudar a manter o blunt cut com um efeito escorrido em casa. Confira!
1

Aplique um protetor térmico para proteger os fios da temperatura alta

Blindar as madeixas dos danos da temperatura elevada das ferramentas de calor vai ajudar a promover um efeito escorrido no fim da estilização, já que o protetor térmico não só protege os fios do calor, como também combate o frizz, as pontas duplas e o ressecamento dos fios. Para garantir um efeito escorrido no corte blunt cut, é importante que os fios estejam bem hidratados e livres dos fios arrepiados. Por isso, quando o cabelo ainda estiver úmido, você pode aplicar um produto que tenha proteção térmica para blindar os fios da temperatura elevada, e para garantir um efeito liso bem escorrido, você pode apostar em um produto que também tenha uma ação antifrizz. É o caso do creme de pentear Liso dos Sonhos, que protege até 230º de calor, controla o frizz por 48 horas e trata o cabelo liso da raiz às pontas sem pesar. Assim, o efeito escorrido do blunt cut consegue ser mantido por muito mais tempo!

2

Seque o cabelo com secador para alinhar os fios

Antes de utilizar a prancha, um meio de pré-alinhar os fios e conferir um resultado ainda mais satisfatório é secar os fios com um secador de cabelo. Isso porque o vento morno da ferramenta vai ajudar a deixar o cabelo mais alinhado e para que possa ser chapado de uma maneira mais fácil pela prancha. A dica é dividir o cabelo em mechas médias e segurar cada mecha pela ponta enquanto o ar quente é direcionado de cima para baixo, dando um efeito de escova às madeixas.

3

Passe a prancha de uma vez em cada mecha fina do blunt cut

Para deixar os fios bem alinhados, divida o cabelo em quatro partes e separe mechas finas de cada uma. Após isso, comece a deslizar a prancha nas mechas da região da nuca, de uma única vez e da raiz em direção às pontas. Deslizar a prancha de uma única vez confere um efeito escorrido ao cabelo, além de evitar marcações e ondulações nos fios. Além disso, é importante que as mechas não sejam muito grossas, já que nesse caso a prancha não vai conseguir alinhar todos os fios corretamente.

4

Faça um cronograma capilar para livrar os cabelos do frizz

Os fios arrepiados conferem um visual menos alinhado, justamente o contrário do efeito escorrido que você deseja no corte blunt cut, né? É nesse ponto que entra a rotina de cuidados com os fios; a etapa de nutrição do cronograma capilar vai combater o frizz, e além disso, também vai tratar o ressecamento que as ferramentas térmicas - como a prancha e o secador - podem causar nos fios. No caso de um cabelo muito danificado, com fios quebradiços e elásticos, a etapa de reconstrução capilar vai salvar a vida do seu cabelo com a reposição da massa capilar e proteínas aos fios. Já a hidratação, a etapa mais conhecida do cronograma, repõe a água aos fios, deixando o seu cabelo mais hidratado, macio e brilhante. Para fazer cada etapa do cronograma capilar, você pode investir em máscaras de tratamento específicas para cada fase da rotina de cuidados. Assim, você garante um efeito escorrido no blunt cut a longo prazo!

Matéria publicada em 18 de junho de 2021 por Webedia.