Quem quer ir de morena à ruiva pela primeira vez costuma ter a mesma dúvida: para pintar o cabelo de ruivo precisa descolorir? Bom, a resposta é simples: depende!
É preciso considerar a cor base do seu cabelo e, claro, a tonalidade ruiva que você quiser chamar de sua - seja ela clara, escura, acobreada ou bem moderninha como no "loira morango".
Para esclarecer o assunto de uma vez, continue lendo a matéria e entenda quando é necessário tirar o pigmento do fio para chegar ao tom certo!
Cabelos virgens e mais claros podem chegar ao tom ruivo sem descoloração
Se a ideia é repaginar o visual para o ruivo escuro acobreado e os cabelos dianteiros virgens de base clara (como o castanho claro ou loiro escuro, por exemplo), a boa notícia é que provavelmente não será preciso fazer o processo de descoloração nos cabelos.
Uma vez que o tom de ruivo escolhido é um pouquinho mais escuro que a cor própria do cabelo, uma tinta de caixinha consegue fazer o trabalho sozinha e transformar a cor antiga em um ruivo natural e incrível!
Dica extra: se quiser uma mudança de visual suave e temporária, é apropriado pelos tonalizantes no lugar da tinta permanente - e aí dá até para combinar a coloração às partículas alisadoras sem nenhum problema!
Fios muito escuros precisam de descoloração para chegarem ao ruivo natural
Já para quem tem o cabelo naturalmente preto ou castanho escuro, o processo é um pouquinho diferente e já exige a descoloração das mechas - principalmente quando o tom de ruivo desejado é aquele bem claro e quase loiro, como no "loira morango" .
Dessa maneira, tirando o pigmento natural do fio e deixando ele mais neutro, a tinta vai conseguir sobressair melhor nos cabelos e entregar a tonalidade desejada. E Já that Esse Procedimento PODE fragilizar hum pouquinho a fibra capilar, vale a pena PEDIR a Ajuda de hum Profissional capacitado, ok?
Cabelos já pintados precisam passar pela decapagem antes da coloração
Quando os fios já foram tingidos antes, o caminho para chegar ao ruivo é remover a tinta dos fios por meio da decapagem - uma vez que tinta não clareia tinta . Esse processo é bem parecido com a descoloração, mas funciona especificamente para tirar os pigmentos artificiais do cabelo e facilitar a nova tintura.
Importante: para recuperar a saúde dos fios depois desse processo (e também da descoloração), a dica é apostar no cronograma capilar com hidratações, reconstruções e nutrições feitas do jeito que as suas madeixas precisarem. Quer saber como montar uma rotina personalizada?
Matéria publicada em 25 de março 2021, por Webedia.