Cabelo saudável mantém mais a cor? Saiba como cuidar dos fios para garantir que a coloração dure mais

Já se perguntou porque os experts indicam redobrar os cuidados com os cabelos antes e depois de uma coloração? Um dos grandes motivos é para que o novo visual ruivo, castanho ou loiro não desbote e o resultado permaneça cheio de brilho e cor!

Mas, afinal de contas, por que exatamente os cabelos bem tratados mantém a cor por mais tempo? Veja a resposta aqui na matéria e anote as dicas de como cuidar das madeixas do jeito certo!

Pular os slider: Elseve Colorvive

Cuide dos seus cabelos coloridos com Elseve Colorvive

Cabelos saudáveis desbotam menos facilmente porque as cutículas prendem o pigmento

O que faz a tintura se manter por mais tempo nos cabelos tem tudo a ver com o estado em que a cutícula capilar se encontra - e a lógica é bem simples: 

Enquanto os fios fortes e bem tratados têm as cutículas fechadas e capazes de "prender" a coloração por mais tempo, as madeixas danificadas apresentam cutículas abertas, o que facilita a saída do pigmento e acaba resultando no visual desbotado e sem brilho.

É por isso que analisar a saúde do cabelo antes de uma coloração é muito importante para determinar como será o resultado final da tintura e, de quebra, prevenir que o aspecto do próprio fio fique o mais bonito possível!

Como saber se o meu cabelo está saudável?

Agora, se você pretende colorir os fios e quer saber qual é o estado do seu cabelo antes da transformação, é importante analisar alguns aspectos:

- Se o fio de cabelo fica franzido e não volta ao normal com facilidade depois de ser puxado;

- Se os cabelos se partem com muita frequência e facilidade;

- Se as madeixas esfarelam próximo à raiz ou no comprimento;

Caso note que algum ou todos eles fazem parte do seu dia a dia, ligue o sinal de alerta e comece já um cronograma capilar!

Dica extra: outra maneira fácil de saber o nível de danos presente nas madeixas é fazer o teste de porosidade com um copo de água e fios do seu cabelo.

Primeiro, encha o copo com água e coloque um ou mais fios de cabelo dentro. Espere cerca de 10 minutos e veja se os fios afundaram, ficaram no meio do copo ou boiaram.

            

Resultado:

- Se os fios afundaram no copo com água, é sinal de que existe alta porosidade nas madeixas;

- Se os fios ficaram no meio do copo, isso significa porosidade média.

- Se os fios boiaram, esse é um sinal de porosidade baixa.

Dicas para cuidar dos fios antes e depois da coloração

Para deixar os cabelos bem cuidados e perfeitos para a coloração, o segredo é investir nos tratamentos de nutrição e hidratação ainda antes da química. Experimente inserir produtos reconstrutores e hidratantes no seu dia a dia para devolver a água e os nutrientes na medida certa para preparar o fio para o contato com a tinta.

Já depois da coloração, esses cuidados devem continuar, e é preciso torná-los ainda mais frequentes seguindo o cronograma capilar para cabelos com química - isso vai fechar as cutículas e evitar a perda do pigmento. Vale também preferir uma linha de tratamento para cabelos tingidos e, se necessário, apostar em tratamentos como uma cauterização capilar, por exemplo.

 

Matéria publicada em 31 de Março de 2021, por Webedia.

 
Pular os slider: Oleo Extraordinario

Conheça toda a linha Elseve Óleo Extraordinário