Cabelos com californianas, ombré e outros tipos de luzes precisam de cuidado especial

Em buscar de um visual mais natural e sem o estilo monocromático das colorações, as brasileiras investem cada vez mais em diferentes tipos de luzes. Atualmente, a queridinha em matéria de estilo é a mecha californiana e o ombré hair, técnicas que deixam os fios mais loiros do que as tradicionais mechas e a balaiagem. O que difere de cada tipo é o modo de colorir o fio, que pode ser feito em casa ou com a ajuda de um cabeleireiro no salão.

Técnicas iluminam os fios, mas resultado depende da técnica escolhida

As mechas mais finas, as marcadas e a balaiagem - do francês "balayage" – começam a partir da raiz. As mechas mais finas podem representar um passo importante para as mulheres que decidem se tornar loiras, mas precisam se acostumar com a ideia. Por serem discretas e terem a possibilidade de ganhar mais de uma tonalidade, elas se misturam aos fios, criando um visual harmônico. Quando mais marcadas, mais dão ilusão de profundidade aos cabelos, o que dá a impressão de serem mais volumosos.

As californianas e o ombré hair caíram no gosto de anônimas e famosas pelo contraste entre a raiz e as pontas. O visual pode variar desde um dégradé suave, com poucas tonalidades, a uma diferença radical entre raiz e pontas.

Cuidados especiais para fios com luzes

Depois de adotar fios mais claros, é preciso tomar alguns cuidados para que o estilo dure por mais tempo. A cabeleireira Lela Athanasio ensina que o tratamento para fios com luzes precisa começar do shampoo: "A dica é escolher um shampoo sem sal ou com pH baixo, um bom condicionador para cabelos tingidos e usar leave-in todas as vezes que lavar os cabelos. Além disso, faça uma hidratação por semana usando uma máscara capilar e tente deixar o secador e a chapinha para o final de semana. Se for necessário usá-los, proteja sempre os fios com termoativos", explicou a profissional.

A hairstylist ainda aconselha o uso do novo queridinho das loiras, o shampoo desamarelador - também conhecido como silver - uma vez ao mês, o que ajudará a manter os fios loiros sem prejudicar o resto das madeixas. Para quem faz o retoque em casa, Leila ensina que o procedimento deve ser feito a cada quinze dias, com tonalizante.

Matéria publicada em 07 de abril de 2021, por Webedia.