Cabelos finos ou grossos? Descubra a maneira certa de identificar a espessura dos fios

Você já parou para pensar se realmente conhece as características do seu cabelo? Saber ao certo se o fio é grosso ou fino, por exemplo, pode fazer toda a diferença na hora da busca por tratamentos e cortes adequados. Pensando nisso, o hair expert Eric Spengler conversou com site americano "Byrdie" e contou a importância de entender melhor a estrutura do fio, para facilitar a vida de quem ainda não sabe identificar a espessura das madeixas - e, talvez, mostrar para alguns que a visão sobre elas estava equivocada. Confira!

Cabelos volumosos também podem ser finos

Pode parecer um paradoxo bem confuso, mas os cabelos de espessura fina também podem ser volumosos - e a causa é a diferença entre a espessura e a densidade dos fios. Segundo Eric Spengler, a média geral de diâmetro de um cabelo é equivalente a 0,07 mm - com os finos tendo cerca de 0,05 mm, e os grossos,  0.120 mm. Mas, apesar do número mais baixo, isso não quer dizer que os finos serão, necessariamente, sem volume. Mesmo com o diâmetro menor, o fato de ser volumoso ou não só dependerá da quantidade de fios: o mesmo cabelo com 0,05 mm pode apresentar 150.000 fibras, por exemplo. Da mesma maneira, um fio com 1 diâmetro de espessura não será, obrigatoriamente, volumoso se aparecer em uma quantidade menor. 

Teste com elástico ajuda a identificar a densidade do cabelo 

Mas a boa notícia é que você não precisa saber ao certo o diâmetro e a quantidade de fios para chegar a uma resposta. De acordo com o especialista Eric Spengler, uma maneira simples de determinar o seu tipo de cabelo é através do toque. "Se ele for grosso, será mais seco e áspero", esclarece. 

Para determinar a densidade, ele também sugere um teste prático e rápido com elástico de cabelo: se você conseguir prender as madeixas em um rabo de cavalo com apenas uma volta, ele é espesso - tanto em relação ao número de fibras quanto no diâmetro; se o penteado só conseguir ser feito com duas a três voltas do elástico, ele é de densidade média; se for preciso prender os fios mais de três vezes, o cabelo é fino e mais ralo. Para estes últimos, Eric Spengler faz um alerta: se, com o toque, a textura parecer mais grossa, é preciso recorrer a tratamentos porque o cabelo se encontra danificado. 

Matéria publicada em 18 de março de 2021, por Webedia.