Penteados para formatura: inspire-se com 20 looks incríveis para cabelos cacheados e crespos!

Está chegando o dia da sua festa de formatura ou colação e você ainda não sabe como arrumar o cabelo cacheado ou crespo? Então, essa matéria é especialmente para você! Depois de tanta correria para dar conta das aulas, trabalhos e provas, nada mais justo que escolher um penteado incrível para ficar à altura do evento. E o melhor de tudo é que nem é preciso gastar horas fazendo escova e prancha antes de prender os fios: não faltam opções de penteados que podem ser feitos sem esticar os cachos - do coque abacaxi ao polido e do semi-preso clássico ao lateral supervolumoso, confira as dicas e inspire-se com a galeria!

Aposte em penteados baixos ou soltos com risca central para segurar o capelo da colação

 

Uma das maiores dúvidas sobre a colação é: como fazer para usar o capelo e continuar com um look estiloso? E esse dilema é ainda maior para as donas de fios cacheados ou crespos, já que o volume pode acabar impedindo que o acessório fique intacto na cabeça. Mas, para a alegria de quem quer estar com a textura natural no grande dia, engana-se quem pensa que é necessário fazer uma escova nas madeixas para que a produção funcione: basta apostar em penteados baixos ou alinhar a raiz com risca central para que a combinação de cachos e chapéu dê certo!

Dividir o cabelo ao meio e fazer uma trança holandesa, por exemplo, é uma boa opção para quem quer um look romântico para a ocasião; já os coques, rabos de cavalo e tranças laterais são perfeitos para que o visual fique fresco e, ao mesmo tempo, com todo o charme das pontas à mostra.

Para aquelas que não abrem mão dos cachos soltos, a dica é concentrar o volume nas pontas enquanto a raiz aparece polida e dividida com risca central - o que impedirá que ela fique amassada quando o acessório for retirado - ou, ainda, apostar em um semi-preso clássico com as mechas superiores presas no baixo. 

Coque abacaxi deixa o look de festa glamouroso e valoriza os cachos

Queridinho de várias cacheadas e crespas, o coque abacaxi pode ser usado para impedir que os cachos fiquem amassados na hora de dormir; para proteger as pontas do suor durante a prática de atividades físicas; ou disfarçar um "bad hair day" deixando o look mais estiloso. Mas, além disso tudo, você sabia que esse penteado também é um coringa  para destacar os cachos na formatura?

Para que ele fique perfeito no evento, é simples: basta deixar a raiz alinhada com ajuda de um creme de pentear ou gel, fazer uma finalização que deixe os cachos bem definidos e, depois, prender as pontas com elástico ou grampo no alto da cabeça - sem esquecer de valorizar bastante o volume para que o look ganhe todo o glamour pedido pela ocasião. 

Semi-presos volumosos e coques altos também são boas pedidas para a festa de formatura

 

Como já falado, na cerimônia de colação de grau, o ideal é apostar em semi-presos baixos e com a raiz polida para que o capelo fique bem firme. No entanto, no dia festa, dá para usar e abusar do volume dos cachos para deixar o "meio preso, meio solto" com um toque mais poderoso! Se a ideia for um look mais moderninho, uma boa opção é prender as mechas superiores bem no alto para que as pontas ganhem um caimento tipo "coque abacaxi"; mas, se a preferência for por um estilo que une o clássico ao fashionista, a dica é apostar na versão lateral com bastante volume. 

Já para as formandas que preferem os penteados tradicionais de eventos, nada como prender os cachos em um coque polido bem alto - que pode ser feito de maneira mais prática com a ajuda de um preenchimento de "rosquinha" - e arrematar o look com um acessório delicado. Presilhas e tiaras prateadas, por exemplo, deixam os fios com um charme a mais e ainda conferem um toque glam que faz diferença na produção. 

Matéria publicada em 05 de maio2021, por Webedia.