Cabelos saudáveis e outros benefícios do Shiatsu capilar

O Shiatsu, técnica milenar japonesa, trata do corpo e também cuida dos cabelos. Além de relaxante, sua ação ajuda na nutrição, dá brilho, combate ao ressecamento e oleosidade dos fios.

A massagem oriental é uma terapia que promove o reequilíbrio físico e energético que ajuda a regular e fortalece o funcionamento dos órgãos e estimular a resistência natural do corpo como doenças. Em japonês "Shi" significa dedo e "atsu" pressão; Nome perfeito para uma técnica que trabalha pontos específicos do corpo humano.

O Shiatsu capilar é mais que uma massagem no couro cabeludo. Durante o tratamento, os meridianos (os centros energéticos da cabeça) são estimulados, liberam mais oxigênio que eliminam as toxinas, desintoxicam o bulbo capilar e ajuda na circulação. Transmissão da pressão exercida, o couro cabeludo pode inibir ou incentivar a oleosidade, o que traz benefícios para cabelos oleosos ou secos.

No salão, a técnica é feita na cadeira ou no lavatório. Os cabelos são lavados e depois massageados por dez minutos, estimulando zonas específicas. Não é utilizado nenhum tipo de creme porque deixaria os cabelos muito oleosos e com aspecto pesado.

Os especialistas afirmam que os efeitos já podem começar a serem sentidos a partir da sessão terceira, mas o Shiatsuterapeuta Diego Dantas indica os entre dez a 15 aplicações. Ele ressalta que não há contra indicações, mas que é necessário avaliar cada caso com cuidado e que é muito importante que haja um intervalo de tempo entre as massagens: "O corpo precisa absorver os efeitos do trabalho. O ideal é que ela aconteça uma vez na semana ", apontou Diego.

Uma versão mais simples do procedimento pode ser feita em casa. Durante o banho, depois de aplicar o shampoo, massageie o couro cabeludo com as pontas dos dedos, fazendo movimentos circulares em direção ao centro da cabeça. Ao estimular o couro cabeludo diariamente por cinco minutos, o cabelo fica mais nutrido e brilhoso.

Além de ajudar na saúde dos fios, a técnica oriental também traz outras vantagens. Com o aumento do fluxo sanguíneo, uma massagem ajuda com dores de cabeça e problemas circulatórios. "Mesmo sendo um tratamento para o cabelo, o Shiatsu funciona dos pés à cabeça; É uma técnica que traz bem estar para todo o corpo", defendeu Arthur Vidal, especialista em Shiatsu capilar.

 

Matéria publicada em 08 de fevereiro 2021, por Webedia.