Cabelos secos e normais podem usar pré-shampoo? Confira!

O pré-shampoo, novidade relativamente recente no mercado de cosméticos, é a solução perfeita para eliminar o acúmulo de resíduos que acaba ficando nos cabelos por conta dos condicionadores, cremes de hidratações e finalizadores que usamos diariamente. Mas, por causa da limpeza profunda promovida por ele, as donas de fios secos e normais acabam ficando na dúvida se o ressecamento não acabará surgindo como um problema ao invés do produto trazer benefícios na rotina capilar. Pensando nisso, preparamos uma matéria especial para tirar as suas dúvidas sobre o assunto. Confira! 

 

Pré-shampoo é indicado para todos os tipos de cabelos

 

O pré-shampoo nada mais é que o produto responsável por promover uma limpeza pesada nos fios antes da lavagem, tirando os resíduos antigos que a versão tradicional do shampoo nem sempre é capaz de limpar. Ao contrário do que muita gente acredita, não são apenas as madeixas oleosas que são beneficiadas por ele: os cabelos secos e normais também podem investir sem medo no produto, desde que o uso seja reservado apenas para os dias de tratamentos profundos, que precisam de cutículas bem abertas para fazerem efeito - como a reconstrução, por exemplo - ou no momento em que os cabelos começarem a apresentar o desagradável aspecto pesado. 

Investir sempre em hidratações no dia do uso do pré-shampoo é a dica para fugir do ressecamento

 

Como falado anteriormente, além dos dias de reconstrução, também vale usar o pré-shampoo quando os cabelos começarem a parecer sobrecarregados pelo excesso de produtos. Mas, nesses dias, a dica é apostar sempre em uma hidratação para evitar que a limpeza profunda deixe esses dois tipos mais suscetíveis ao ressecamento.

Se não for possível fazer um tratamento mais demorado - daqueles com touca e creme no cabelo por 30 minutos -, vale investir em uma hidratação rápida, no banho mesmo, apenas para que os fios recuperem um pouco da oleosidade que pode acabar se perdendo na hora da lavagem. Vale lembrar que essa medida é ainda mais importante para quem tem cabelo cacheado ou crespo, já que a formato anelado dos fios impede que a oleosidade produzida na raiz acabe chegando até às pontas.

Economia na quantidade de produtos é outro benefício do pré-shampoo

 

Quando os cabelos estão com excesso de resíduos, nenhum produto - por mais potente que seja - consegue penetrar de maneira eficaz na fibra capilar, o que faz com que os fios acabem ganhando uma aparência rígida e opaca, bem distante do aspecto hidratado e sedoso que todo mundo gosta de exibir. Com o uso do pré-shampoo, as madeixas ganham uma limpeza profunda da raiz às pontas, fazendo com que todos os resíduos antigos abandonem o folículo capilar e, assim, a cutícula fique livre para receber a hidratação liberada pelo condicionador, cremes de tratamento e finalizadores.

O melhor de tudo é que, além de melhorar a saúde dos cabelos, o pré-shampoo ainda faz com que os fios exijam uma menor quantidade de produtos na hora de pentear e nos dias de tratamentos profundos -  como a hidratação, nutrição e reconstrução do cronograma capilar, por exemplo. 

Matéria publicada em 01 de março 2021, por Webedia.