Carnaval: do coque às tranças, confira 6 penteados para durar o bloco inteiro

Se curtir um bloco de Carnaval e chegar ao fim da folia com o cabelo bonito parece tarefa impossível, alguns penteados podem ser seu salva-vidas! Com o calor brasileiro, fica mesmo difícil fugir da oleosidade e do risco de o look desmontar depois de dançar o dia inteiro. Por isso, separamos 6 penteados mega estilosos - e alguns truques extras! - que prometem deixar seus fios no lugar o tempo todo. Confira e saiba como fazer! 

1. Trança alta e longa

Se você tem cabelos médios ou longos, um penteado cheio de estilo e que deixa o cabelo preso o tempo todo é a trança alta, feita a partir de um rabo de cavalo. A trança longa é uma das tendências de 2018 e une várias vantagens: ela deixa a nuca e o pescoço fresquinho, é fácil de fazer e garante um toque ousado na fantasia. 

Como fazer: Penteie todo o cabelo para trás e puxe os fios para o alto, como se fosse fazer um rabo de cavalo. Prenda com um elástico e comece a trançar da forma tradicional. Escolha um elástico divertido e prenda a ponta da trança. 

2. Rabo de cavalo com alto trançado 

Não tem como negar que o rabo de cavalo é certeiro para deixar os fios intactos! Mas a dica para um look diferente no bloco de Carnaval é apostar em detalhes que deixem o penteado mais charmoso, como uma trança unicórnio, que é feita na risca central dos fios. Se você tem um corte em camadas, vale apostar na trança lateral, que deixa as mechas mais curtinhas mais fixas no penteado. 

Como fazer: com os cabelos soltos e divididos ao meio, faça um trança com as mechas da risca central do cabelo ou das laterais. Depois, monte o rabo de cavalo e prenda com um elástico.

3. Coque duplo com trança invertida

Para quem quer um penteado fashionista para aproveitar os blocos com estilo, os space buns - ou coque duplos feitos no topo da cabeça - estão com tudo! Eles são divertidos, estilosos e podem ser feitos em cabelos médios ou longos. Os coques duplos deixam a nuca fresquinha e os fios bem presos, e para dar aquele toque extra no hairstyle, a dica é criar uma trança invertida com os fios da nuca. 

Como fazer: divida o cabelo ao meio e separe em duas partes. Jogue os fios para baixo e faça a trança com algumas mechas da nuca, criando cada parte de uma vez. Com o cabelo que sobrar, faça um coque alto. 

4. Boxer braids com glitter ou anéis de cabelo

As boxer braids, ou tranças boxeadoras, são um dos penteados perfeitos para te dar um look de it-girl moderninha no bloco e ainda manter seu cabelo intacto o dia de folia inteiro! Elas podem ser feitas em cabelos na altura dos ombros e superlongos, porque o segredo das box braids é a parte embutida da raiz! Para aproveitar a folia toda diferente, vale soltar a criatividade e apostar no glitter no penteado ou nos 

Como fazer: Quem sabe fazer trança embutida vai saber criar as boxer braids facilmente. Basta separar o cabelo ao meio e ir trançando cada parte de forma embutida até a nuca. Depois, você pode finalizar a trança da maneira tradicional. 

5. Coque baixo ou alto com enfeite

O coque baixo ou alto com acessório é uma opção perfeita e combina com várias fantasias de Carnaval ou quando você não está no clima de se fantasiar da cabeça aos pés! Podem ser feitos em qualquer comprimento de cabelo e podem ganhar um charme extra com um acessório como presilhas floridas, arcos com enfeites e até faixas e headbands retrô.

Como fazer: penteie os cabelos e junte todos os fios rente à nuca ou no alto da cabeça. Torça o cabelo e prenda com um elástico. Para finalizar, enfeite o penteado com uma presilha lateral ou elástico com enfeite na base do coque. 

6. Cabelo solto com trança de raiz

Para as foliãs que não dispensam cabelos soltos no bloquinho de Carnaval, a dica para manter os fios no lugar o dia todo é fazer mini tranças nas mechas das laterais do rosto ou no topo do cabelo, para que os fios da frente não atrapalhem o rosto e não aparentem oleosidade ao longo da festa. 

Como fazer: separe mechas finas de cada lateral do cabelo e vá trançando de forma bem firme, na versão embutida ou tradicional.

Matéria publicada em 30 de Março de 2021, por Webedia.