Castanho chocolate e tendência de coloração para 2021: descubra tudo o que você precisa saber sobre a cor

A cor de 2021 é o castanho chocolate! Essa nuance de castanho escuro é a aposta para fazer a cabeça das mulheres no próximo ano. Super democrático, o cabelo chocolate é uma versão levemente mais iluminada dos cabelos castanhos tradicionais. O fundo marrom dá um ar sóbrio e sofisticado para a coloração, além de torná-la uma nuance fácil de atingir em casa em diferentes tipos de cabelo.

Mais um grande ponto positivo do cabelo castanho chocolate é que ele combina com todos os tons de pele, sendo uma escolha segura para todas as mulheres. Por isso, se você está pensando em mudar o visual em 2021 investindo nos tons de castanho, em vez de loiros ou vermelhos, saiba mais sobre a cor de cabelo chocolate!

CABELO CASTANHO CHOCOLATE É VISUAL FÁCIL DE ATINGIR EM CASA SEM DESCOLORAÇÃO

Atingir o cabelo chocolate é relativamente fácil porque se trata de um tom de castanho escuro, levemente iluminado. Por esse motivo, na maioria dos casos não é preciso descolorir os cabelos para fazer a transformação, basta fazer a aplicação global da tinta permanente, seguindo o passo a passo do folheto explicativo disponível nas caixinhas de coloração.

Caso seus cabelos sejam naturalmente muito escuros, se aproximando do preto, pode ser necessário descolorir os fios para alcançar o castanho chocolate em sua plenitude. Por outro lado, se seus fios estiverem coloridos com nuances muito escuras, como o preto e o preto azulado, por exemplo, será necessário fazer a decapagem. 

Uma vez que coloração não clareia coloração, é importante fazer esse procedimento que irá remover o pigmento escuro dos fios, ou aguardar que eles desbotem naturalmente.

VOCÊ TAMBÉM PODE ADOTAR A COR DE CABELO CHOCOLATE COM COLORAÇÃO SEM AMÔNIA

Se você não pode usar coloração permanente - uma restrição comum para quem tem cabelos com química - e quer adotar o visual do cabelo cor chocolate, uma dica é fazer a transformação com a coloração sem amônia.

Também conhecidos como tonalizantes, esses produtos podem ser utilizados em cabelos quimicamente tratados e entregam o mesmo brilho da tinta chocolate permanente. A diferença, nesse caso, é que o poder de clareamento da coloração sem amônia é menor, por isso o resultado ficará mais aparente em fios de base natural mais próxima do castanho claro. Em fios mais escuros, o resultado é um cabelo castanho escuro super iluminado e com brilho.

A COLORAÇÃO CASTANHO CHOCOLATE PODE APARECER EM DIFERENTES TONALIDADES

Uma vantagem dessa coloração é que diferente da cor de cabelo castanho escuro tradicional, o castanho chocolate é mais versátil e pode aparecer em diferentes nuances. Além da versão tradicional, escura com fundo marrom, essa coloração também pode ter reflexos mais claros, levemente acobreados.

Essa versão é uma alternativa para quem quer adotar a tendência da cor chocolate, mas quebrando um pouco a sobriedade do castanho escuro. Porém, nesse caso, cabelos castanhos com base muito escura podem precisar de descoloração para alcançar os reflexos mais dourados. 

TINTA DE CABELO CHOCOLATE: PRECISO MISTURAR TONS DE CASTANHO PARA ATINGIR A COLORAÇÃO?

Mais um benefício do cabelo cor de chocolate é que, para alcançar a nuance em casa, não é necessário nenhuma mistura de diferentes colorações, porque a cor já vem pronta na caixinha. Se você quer o cabelo castanho escuro e sóbrio tradicional da tonalidade, nossa sugestão é a cor Chocolate 6.7 de Imédia Excellence de L’Oréal Paris

Caso queira reflexos mais claros, recomendamos a nuance Chocolate Dourado 7.7 de Imédia Excellence. Para quem não pode utilizar colorações permanentes, nossa sugestão é a coloração sem amônia Casting Creme Gloss na cor Chocolate 535.

DICAS DE CUIDADOS COM OS CABELOS CASTANHOS: SAIBA COMO MANTER O BRILHO E SAÚDE DO CABELO CHOCOLATE 

Todo cabelo com coloração precisa de cuidados, até mesmo as nuances mais fechadas, como o castanho escuro. Depois de feita a transformação, faça hidratações capilares e reconstruções frequentes para manter as madeixas fortes e saudáveis, evitando o ressecamento que pode levar a quebra e causar pontas duplas.

Cabelos castanhos também desbotam, assim como qualquer outra cor, e a falta de hidratação, além de efeitos externos como sol, poluição e vento, pode acelerar o processo. Por isso a importância de manter a saúde dos fios. Outra dica é evitar ferramentas de calor, como chapinhas e babyliss, que também podem danificar e tirar o brilho dos cabelos.

Se necessário, utilize a técnica do banho de brilho com tonalizante e máscara de hidratação para devolver luminosidade às madeixas castanho chocolate.

Matéria publicada em 14 de abril de 2021, por Webedia.