Efeito rebote: saiba o que é e aprenda a combater o problema em cabelos oleosos

Quem tem cabelos oleosos pode ter a impressão de que precisa lavá-los todos os dias com um shampoo adstringente para conquistar aquela sensação de raiz bem limpa. Mas sabia que esse hábito pode estar agravando a produção de oleosidade? É o chamado "efeito rebote", que assim como ocorre na pele, também pode surgir nos fios. Esclareça todas as suas dúvidas sobre o problema e saiba como combatê-lo!

Pular os slider: Hydra-detrox48h

Conheça a linha

Elseve Hydra Detox

'Efeito rebote' acontece quando a falta de hidratação provoca mais oleosidade

 

Na hora de tentar solucionar o problema da oleosidade, algumas mulheres podem acabar piorando a situação. Ao retirar toda a oleosidade das raízes e do couro cabeludo com muita frequência, a pele começa a entender que a sebo está indo embora mais rápido do que deveria, gerando um mecanismo de defesa que produz ainda mais oleosidade. Assim, a "solução" intensifica o incômodo, criando o chamado efeito rebote. Isto acontece quando se lavam os fios com uma frequência maior do que a recomendada, especialmente com produtos muito adstringentes e ainda quando se abre mão de um outro passo muito importante - a hidratação. 

Shampoo purificante com agentes hidratantes é escolha certeira para evitar o efeito rebote

 

Na hora de escolher o shampoo mais adequado para deixar a raiz dos cabelos bem limpa, procure fórmulas purificantes que sejam enriquecidas com ativos hidratantes, como as específicas para cabelos mistos. Os produtos mais adstringentes, como os pré-shampoos, são indicados para uma limpeza profunda semanal. 

A frequência de lavagem mais indicada por tricologistas e dermatologistas para quem tem cabelos muito oleosos é em dias alternados, por isso, é importante também procurar shampoos que prometam deixar nos cabelos uma sensação de frescor por mais tempo.

Condicionador também é essencial para amenizar o problema

 

Outro hábito errado de quem tem cabelos oleosos é abrir mão do condicionador depois da lavagem. A saúde do couro cabeludo é diretamente influenciada pela condição das mechas, por isso, é muito importante garantir que eles estejam sempre bem nutridos e hidratados para amenizar o efeito rebote. A dica para evitar o efeito pesado é aplicar o produto apenas no comprimento do cabelo, da altura da orelha para baixo, preferindo sempre as fórmulas específicas para fios oleosos.

Matéria publicada em 23 de março 2021, por Webedia.

Pular os slider: Hidra cabelo

Conheça a linha

Elseve Hidra Hialurônico