Tirar os cravos do rosto sem agredir a pele é um verdadeiro sonho de consumo para muita gente. Os pontinhos pretos ou brancos, que costumam surgir no nariz, na testa e no queixo, costumam aparecer em quem tem a pele mista ou oleosa, e demandam cuidado na remoção porque podem se transformar em inflamações, como acnes, ou deixar cicatrizes no rosto. A boa notícia é que dá para prevenir e remover os cravos de forma saudável com hábitos simples que podem ser feitos em casa. Confira 4 deles!
1 - Manter a pele limpa com um produto leve
Um cravo não vai ser removido com facilidade se a pele estiver suja, seja coberta com maquiagem, ou simplesmente com excesso de oleosidade. Por isso, uma boa limpeza é o primeiro passo para acabar com os pontinhos, mas é preciso usar o produto certo. A água micelar, nesse caso, é mais indicada do que um sabonete facial, porque o produto até pode remover as impurezas, mas também pode deixar resíduos nos poros, principalmente se o sabonete for em barra. A água consegue limpar e purificar, fazendo com que a pele respire melhor.
Dica: Lave o rosto com água morna, ao invés de água gelada, porque a alta temperatura ajuda a abrir os poros par a limpeza da pele ainda "amolecer" os cravos que já existem.
2 - Vaporização para amolecer a pele
Assim como a água quente na hora da limpeza ajuda a remover os cravos naturalmente, a vaporização dá aquele empurrãozinho para quem tem dificuldade em retirá-los do rosto. Coloque água quente em uma tigela grande e aproxime o rosto por cerca de 5 minutos, para que o vapor amoleça os cravos. Depois, use um algodão ou pano leve na ponta dos dedos para não deixar o rosto marcado: aperte levemente a área do cravo até que ele saia. Se precisar, vá fazendo várias vaporizações até que os cravos saiam com mais facilidade.
3 - Máscaras de argila para secar os cravos
As máscaras de argila têm sido cada vez mais usadas para remover os cravinhos do rosto porque conseguem renovar a pele e secar os cravos em poucos minutos - além de ser uma boa maneira de prevenir o excesso de oleosidade e acnes. Existem diversos tipos de argila, combinada a diversos componentes naturais, mas para cuidar dos cravinhos, a dica é optar pela argila verde ou cinza, que são antioxidantes, cicatrizantes e secativas, e ajudam a "sugar" o sebo da pele ao mesmo tempo em que remove outras impurezas.
4 - Esfoliante para retirar as células mortas
Outra forma de manter a pele livre de cravos e ajudar a remover aqueles que já existem no rosto é usar o esfoliante 1 vez por semana ou a cada 15 dias. O produto contém micropartículas que ajudam a "varrer" as impurezas e as células mortas que ainda podem ter ficado na pele mesmo depois da limpeza com sabonete ou água micelar. A dica é esfoliar a pele fazendo leves movimentos de vai e vem, que vão ajudar a limpar os poros, diminuindo as chances de surgimento dos cravos.
Matéria publicada em 02 de março 2021, por Webedia.