Como cuidar do cabelo curto: dicas para hidratar e estilizar os fios no dia a dia

Quem tomou a decisão de aderir a um corte de cabelo curto depois de cultivar madeixas longas por anos passa por um período de adaptação ao novo visual. Afinal, o cuidado com cabelos curtos e como deixar o cabelo curto bonito são rituais diferentes dos fios compridos. Um receio comum, por exemplo, é o aumento da oleosidade com a aplicação de cremes de hidratação, leave-in e óleos finalizadores, que podem pesar nos fios por conta da proximidade com o couro cabeludo. Para te ajudar a desvendar os truques de como cuidar de cabelo curto, vamos responder as principais dúvidas sobre finalização e hidratação para cabelo curto. Confira!

Pular os slider: Penteado e corte-curto1

Conheça os produtos de

Elseve L’Oréal Paris

Como passar creme em cabelo curto sem pesar ou deixar oleoso?

A regra geral de evitar a raiz se mantém no cuidado com cabelos curtos. O que acontece é que, como o condicionador, máscara e leave-in devem ser aplicados apenas da orelha para baixo, a quantidade de produto usado na hidratação para cabelo curto é significantemente menor. Caso você sinta que o cabelo curto fica oleoso com mais facilidade, uma boa dica é inserir na rotina um shampoo antiolesidade ou para cabelos mistos. Também vale apostar na técnica co wash para evitar os danos do excesso de lavagens profundas com shampoo.

Cabelo curto precisa de condicionador? Entenda como cuidar de cabelo curto

Os cabelos curtos precisam de condicionador tanto quanto os longos. Esse produto é essencial para selar as cutículas e reter os tratamentos na fibra capilar, além de regular o pH do cabelo. Como o maior medo da maioria das mulheres de madeixas curtinhas é a oleosidade, o segredo é regular a quantidade de produto de acordo com o comprimento atual do seu fio, fazendo o possível para não depositar no couro cabeludo, e sempre enxaguar abundantemente para não deixar resíduos. A única exceção é para quem tem cabelos curtíssimos, quase raspados. Nesses casos, o condicionador pode ser evitado até que os fios tenham crescido alguns centímetros.

Cronograma capilar pode ser feito em cabelos curtos?

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados que pode e deve ser feita em cabelos de qualquer comprimento. Mesmo curtos, os cabelos precisam de nutrientes para se manterem saudáveis e livres de danos que podem ser causados por diferentes fatores, desde coloração e descoloração até agentes externos, como os raios solares e a umidade.

No cronograma capilar para cabelo curto, a dica para não deixar as madeixas pesadas ou oleosas é apostar em máscaras cujo tempo de ação seja de 3 a 5 minutos para que o produto não precise ficar muito tempo nos fios. Outra dica é apostar nas ampolas e cápsulas de tratamento, que têm ação quase instantânea. O enxágue também é essencial. Por isso, depois de deixar a máscara agir pelo tempo indicado, remova todo o produto do cabelo.

Como cuidar do cabelo curto liso e ondulado

Cabelos lisos e ondulados tendem a ser oleosos ou mistos e essa característica pode ser acentuada quando estão curtos. Isso acontece porque os fios ficam mais próximos à raiz e, consequentemente, recebem todos os óleos produzidos no couro cabeludo. Por isso, a primeira dica para cuidar do cabelo curto liso e ondulado é usar um shampoo para cabelos oleosos ou mistos para controlar a oleosidade. A segunda dica é não ficar mais do que dois dias sem lavar os cabelos. Além de deixar os fios pesados, o excesso de oleosidade pode causar caspas e outros desequilíbrios no couro cabeludo. 

Outro cuidado importante é com os ativos e a consistência de produtos de tratamento e finalização, como máscaras e leave-in. Prefira produtos leves, não-oleosos e voltados para o tratamento específico desses fios.

Como cuidar do cabelo curto cacheado e crespo

Os cabelos crespos e cacheados são naturalmente secos. No caso dos cabelos curtos, a proximidade com a raiz pode amenizar essa característica, mas não resolvê-la por completo já que a estrutura sinuosa dos fios impede que os óleos do couro cabeludo se espalhem por todo o comprimento. Assim, as cacheadas e crespas de cabelo curto devem manter o uso de shampoos hidratantes ou nutritivos, para não ressecar os fios, e manter as hidratações, nutrições e umectações em dia. Se você estiver com o cabelo curto porque acabou de passar pela transição capilar e fez o big chop, esses cuidados são ainda mais importantes para que as madeixas cresçam saudáveis.

Como o uso de cremes de pentear e produtos de finalização em cabelos crespos e cacheados costuma ser maior, vale apostar no uso de um shampoo detox uma vez a cada 15 dias para remover o excesso de resíduos dos fios. Esse tipo de shampoo faz uma limpeza mais intensa e profunda que os shampoos tradicionais para remover resíduos mais resistentes e evitar que os cabelos fiquem pesados.

Como deixar o cabelo curto bonito: escolha o melhor corte para você

O primeiro passo é entender que cabelo curto não é uma coisa só. Existe uma variedade enorme de cortes curtos para todos os tipos de rostos e curvaturas, desde o fio mais liso até o mais crespo. É possível garantir um visual clássico com o corte chanel, despojado com o bob, estiloso como o pixie, e por aí vai.

Em relação aos cuidados, os cortes retos costumam requisitar mais atenção na hora de estilizar, enquanto os fios repicados e em camadas são aliados de quem gosta de um visual com movimento e mais naturalmente bagunçadinho.

Pense nessa informação em relação ao seu dia a dia. Se você é daquelas que adora começar o dia se arrumando em frente ao espelho, cortes que pedem mais estilização não serão um desafio. Já quem não abre mão da praticidade de acordar quase pronta vai adorar os cortes mais despojados.

Cabelo Curto Loiro
Matéria publicada em 19 de maio 2021, por Webedia.
Pular os slider: Penteado e corte-curto2

Conheça as linhas de creme para pentear de

Elseve L’Oréal Paris