Como evitar pontas duplas: 5 dicas para manter as pontinhas saudáveis

As pontas duplas são uma preocupação comum entre as mulheres que amam manter o cabelo saudável e bonito - principalmente as que usam madeixas bem longas. O problema, causado principalmente pelo ressecamento dos fios, deixa as pontas danificadas. Por isso, para evitar que as pontas duplas apareçam, é importante cuidar da saúde do seu cabelo.

A boa notícia é que dá para manter as pontinhas saudáveis e hidratadas com alguns cuidados simples no dia a dia. Quer saber o que fazer e quais hábitos incluir na sua rotina capilar para evitar o ressecamento dos fios e as pontas duplas? Vem conferir essas dicas que a gente separou para te ajudar!

Dica
1

Use o condicionador a cada lavagem

O condicionador é um item indispensável todas as vezes que você lava o cabelo. Depois do shampoo, que limpa as madeixas e abre as cutículas, o condicionador sela os fios, ajuda a desembaraçar e mantém a hidratação. Pular essas etapa pode contribuir para o ressecamento das pontas.

Além disso, o condicionador vale para todos os tipos de cabelo, viu? Dos secos aos oleosos, incluindo os curtinhos.

Dica
2

Aposte em um creme específico para as pontas

Essa dica vale especialmente para as aspirantes a Rapunzel, que amam madeixas bem longas e querem passar longe das tesouras. O truque é apostar em um creme que ajude a proteger as pontas e evite os danos do dia a dia, garantindo a saúde dos fios.

O Creme Anti-Corte, da linha Elseve Longo dos Sonhos, é uma ótima opção para quem quer manter as pontinhas super saudáveis e adiar o próximo corte.

Dica
3

Não se esqueça da proteção térmica

Quem tem o costume de usar secador e chapinha com frequência, sabe como as ferramentas de calor podem ressecar os cabelos e ser inimigas das pontas saudáveis. Por isso, o ideal é deixar esses instrumentos de lado um pouco e usá-los apenas em ocasiões especiais.

Se não for possível, não se esqueça de usar um leave-in com proteção térmica, que evita que o calor do secador deixe as pontas ressecadas.

Dica
4

Apare as pontas do cabelo a cada 3 meses

Mesmo para quem está deixando o cabelo crescer, não tem jeito: é preciso cortar as pontinhas de tempos em tempos. O recomendado é aparar as madeixas a cada 3 meses, mas - se você cuidar bem das pontas no dia a dia - dá para aumentar o intervalo para até 6 meses. Mas nada de ultrapassar esse tempo, viu?

Isso porque aparar as pontas danificadas é fundamental para manter o cabelo saudável e evitar o surgimento das temidas pontas duplas. 

Dica
5

Finalize os fios com leave-in ou óleo capilar

O leave-in ou óleo capilar são duas opções para manter as pontinhas ainda mais bem cuidadas no dia a dia e evitar o ressecamento. Além dos tratamentos do seu cronograma capilar, esse tipo de produto ajuda a hidratar os fios, selar as cutículas e evitar que as pontas duplas apareçam.

Por isso, a dica é apostar em um leave-in ou óleo que tratem o cabelo ao longo do dia, mantendo os fios macios e saudáveis. 

 

Matéria publicada em 06 de Abril de 2021, por Webedia.