Como fazer coque baixo: 4 dicas simples para criar o penteado de festa em casa

O coque baixo é a solução perfeita para quem busca um penteado fácil, prático e muito charmoso! Mesmo repleto de variações, como o "wrapped low bun", o coque não perde a elegância e garante um visual cheio de sofisticação e romantismo, seja para ir a um casamento, a uma formatura ou até a uma festa de aniversário. Além disso, é um penteado que valoriza todos os tipos de cabelo, do liso ao cacheado. Quer saber como fazer um coque baixo sozinha? Confira as dicas que separamos para você!
$name
1

Saber finalizar os cabelos antes de fazer o coque é essencial

O coque baixo não chega a ser tão elaborado e suas variações têm quase sempre a mesma base. O primeiro passo é estar com os cabelos limpos e desembaraçados, e escolher a finalização que você mais gostar. Se você tem cabelo liso e deseja dar volume e textura aos fios, pode optar por usar um modelador de cachos para que o coque fique mais redondo e volumoso. Ou, se preferir, seque o cabelo de baixo para cima com um secador para um resultado ainda mais volumoso. Já se você gosta do cabelo bem liso, vale apostar na chapinha.

No caso das cacheadas e onduladas que desejam ficar com os fios alinhados, também vale apostar na dupla secador e chapinha. Já aquelas que querem valorizar os cachos no penteado podem secar com um difusor para ajudar manter o formato dos fios.

Dica: Lembre-se de usar um protetor térmico para proteger os fios do ressecamento e do frizz que a chapinha, o secador e o difusor podem causar!

 

$name
2

Há várias formas de estilizar a raiz do cabelo

Como o coque baixo deixa a raiz em evidência, é importante pensar em como prefere usá-la: natural ou polida. O cabelo com raiz polida consiste em deixar os fios bem penteados, luminosos e sem qualquer frizz, o que resulta em um visual chique. Para ajudar a criar esse efeito brilhante, produtos como óleos capilares são os grandes aliados, pois criam uma película protetora ao redor dos fios. A nossa sugestão é o Elseve Óleo Extraordinário, de L'Oréal Paris, que garante aos fios nutrição e maciez. As cacheadas ainda podem optar por um acabamento charmoso como o baby hair - fiozinhos novos e curtos estilizados em volta do rosto.

Se você tem raiz cacheada ou crespa e prefere deixá-las ao natural, invista na texturização. Algumas técnicas como a fitagem -"amassar" o cabelo de baixo para cima com uso de creme, formando cachos -, ou dedoliss - enrolar as mechas com a ponta do dedo - podem ser boas opções se deseja algo prático.

$name
3

Como fazer o coque baixo: torça o comprimento e aposte em grampos para fixar os fios

Para prender o coque, torça o comprimento do cabelo e prenda com alguns grampos para firmar o penteado. Ou, se preferir, faça um rabo de cavalo baixo para em seguida enrolar a extensão dos fios e prender com os grampos. Para um charme a mais, deixe alguns fios soltinhos nas laterais do rosto. Se deseja algo mais despojado, além de soltar algumas mechinhas, dê uma afrouxada no coque. Depois de pronto, basta aplicar um spray fixador para manter o penteado no lugar, e isso vale para cabelos lisos, ondulados e cacheados. O produto além de prolongar a durabilidade do seu coque baixo, vai deixar seus fios com um acabamento mais brilhante.

$name
4

Tranças podem deixar o coque baixo ainda mais estiloso

Se você deseja sair um pouco do tradicional, pode combinar o coque baixo com uma trança, e as opções são diversas. O penteado com uma ou duas tranças laterais vindo da altura da raiz, por exemplo, é um clássico. Além disso, esse modelo é ideal para quem tem franja ou um cabelo com corte em camadas, pois a trança ajuda a prender os fios mais curtos que podem se soltar. Outra opção é o coque baixo trançado que, além de simples, tem ótima durabilidade. Para fazer essa versão do penteado, basta começar a trançar o cabelo na lateral e ir até as pontas, prendendo em seguida. Se preferir, pode optar por fazer o rabo de cavalo novamente e trançá-lo antes de enrolar. As duas técnicas resultam em um visual elegante e moderno!

Matéria publicada em 24 de maio 2021, por Webedia.