Como lavar o cabelo crespo corretamente: 6 dicas para não ressecar e embaraçar o cabelo tipo 4

Você sabe como lavar o cabelo crespo? As madeixas do tipo 4 precisam de atenção especial durante a higienização. Por serem mais finos, frágeis e naturalmente secos, os cabelos crespos podem ressecar, embaraçar e formar nós com facilidade. Se você passa por problemas como esses sempre que lava os cabelos, pode ser que esteja cometendo alguns erros na escolha do shampoo, na forma de aplicação do produto, entre outros. Então, confira algumas dicas para lavar o cabelo crespo corretamente e não passar por isso novamente!
$name
1

Faça um pré-shampoo antes de lavar o cabelo crespo

Aplicar o shampoo diretamente sobre os cabelos crespos em todas as lavagens é um dos fatores que pode levar ao ressecamento. Por isso, o pré-shampoo é uma técnica altamente recomendada para quem tem essa curvatura de fio. Basta aplicar algum tratamento hidratante ou nutritivo no comprimento e pontas do cabelo antes de lavar. Pode ser um óleo capilar, um creme multifuncional ou até mesmo uma máscara de nutrição apropriada para essa finalidade. Deixe nos cabelos por um período de 15 a 30 minutos e lave em seguida.

$name
2

Usar um shampoo altamente hidratante ou nutritivo

Escolher um bom shampoo para cabelos crespos também é essencial para evitar o ressecamento das madeixas. Algumas fórmulas são mais adstringentes do que outras e removem a oleosidade em excesso, algo que o cabelo crespo já carece naturalmente. Portanto, procure por produtos com ativos altamente hidratantes, como o ácido hialurônico, ou nutritivos, como o óleo de coco. Se possível, dê preferência a shampoos perolados ou leitosos.

$name
3

Não aplique shampoo nas pontas e massageie os cabelos delicadamente

Se você quer lavar o cabelo crespo sem ressecar, o shampoo deve ser mantido longe das pontas, que são a parte mais propensa ao ressecamento. Embora as fórmulas hidratantes e nutritivas sejam mais gentis com os fios, o ideal é aplicar o produto apenas no couro cabeludo e lavar o comprimento e as pontas com a espuma que se forma durante a emulsão. Outra dica é massagear a raiz dos cabelos delicadamente e com as pontas dos dedos para não emaranhar os fios e evitar que eles fiquem embaraçados.

$name
4

Use sempre água fria para lavar o cabelo crespo

A água quente é inimiga de qualquer tipo de cabelo, mas nos cabelos crespos ela pode causar um estrago ainda maior porque abre as cutículas e facilita a perda de água e outros nutrientes, o que deixa esses fios ainda mais secos. Quando for lavar os cabelos, use sempre água fria ou, no máximo, morna. A água com temperatura baixa sela as cutículas e retém a hidratação na fibra capilar, o que não apenas evita o ressecamento como também deixa os cabelos mais brilhosos.

$name
5

Não deixe de aplicar o condicionador para selar as cutículas e facilitar o desembaraço

Mesmo que você aplique a máscara logo depois do shampoo, o condicionador é um item indispensável na rotina. Ele sela as cutículas e deixa os cabelos mais macios, soltos e fáceis de desembaraçar. Aposte em um condicionador específico para cabelos crespos e cacheados, assim como o shampoo, que costumam ter ingredientes nutritivos na composição.

$name
6

Sempre enxague bem para não deixar resíduos

O resíduo de condicionador ou máscara capilar nos cabelos crespos também pode ressecá-los, além de causar opacidade e caspa. Como os fios do tipo 4 costumam ser mais cheios é importante ter atenção na hora do enxágue para remover todo o produto das madeixas. Sempre enxágue abundantemente, passando os dedos entre os cabelos para ajudar na remoção do condicionador e/ou da máscara.

Matéria publicada em 17 de junho de 2021, por Webedia.