Como limpar o secador, a chapinha e a escova de cabelo? Veja dicas e saiba a importância de higienizar os aparelhos

Além dos pentes e das escovas de cabelo, outras ferramentas de beleza como secador, difusor, chapinha e babyliss também precisam ser higienizados com frequência! É que restos de produtos e fios soltos podem abrir portas para bactérias e fungos se instalarem, causando danos para os aparelhos e, principalmente, para os fios. Confira como limpar cada um deles e veja a importância em manter as ferramentas higienizadas! 

Qual é a importância de limpar o secador e a chapinha?

Deixar a limpeza do secador ou do difusor de lado tem várias desvantagens. O aquecimento geralmente aumenta e a velocidade do vento diminui, o que faz com que seus cabelos demorem mais para secar. Tudo isso porque esses aparelhos podem acumular poeira e fios soltos na parte de dentro, o que vai impedir que o ar quente ou frio saia de forma intensa - além de queimar esses fios, passando o cheiro para os seus cabelos limpos.

Outra desvantagem do secador e também da chapinha e do babyliss sujos é que eles podem acumular fungos e bactérias, que se beneficiam do calor dos aparelhos e, ao serem ligados, eles serão expelidos naturalmente das ferramentas em direção as suas madeixas. O babyliss e chapinha acumulam facilmente resíduos de produtos em suas placas de cerâmica, que podem ser transferidos para as madeixas.

Escovas e pentes sujos podem causar caspa e oleosidade

As escovas e os pentes de cabelo são os que mais acumulam poeira, resíduos de produto e oleosidade do couro cabeludo. Ao usar esses acessórios sujos, as madeixas podem ficar com oleosidade extrema, abrindo espaço para caspa e infecções, como dermatite. Além disso, fios acumulados na escova podem entortar as cerdas e favorecer a criação de nós no seu cabelo. Assim como no secador ou na chapinha, fungos acumulados podem causar micoses no couro cabeludo. 

Aprenda a limpar cada ferramenta de cabelo: 

Secador: o secador deve ser limpo a cada 3 meses, dependendo da frequência do uso. Com a ferramenta fora da tomada, retire a grade na parte de trás e exponha o filtro. Use uma toalha limpa para retirar os resíduos da área. Limpe também a parte de fora do secador, para que restinhos de produto também sejam removidos. 

Difusor: basta retirar o bico do secador e passar uma toalha ou pano seco em toda a área. 

Chapinha e babyliss: com as ferramentas desligadas e frias, passe uma toalha com água morna e pouca quantidade de sabão nas placas de cerâmica. Vale fazer essa higienização a cada duas semanas.

Pente e escova: os fios que ficam presos devem ser removidos todos os dias com as mãos. Na escova, vale usar um pente limpo para remover os que ficam presos nas cerdas. A cada 2 semanas é recomendado lavar o pente e a escova com sabão. Separe água morna e sabão neutro, e esfregue na escova ou pente em água corrente. Deixe secar naturalmente.

 

Matéria publicada em 08 de março 2021, por Webedia.