Como saber quando lavar o cabelo? 4 sinais de que os fios precisam ser limpos!

Quando o assunto é cabelo, uma das principais dúvidas é o momento certo para lavá-lo. Afinal, a gente já sabe que exagerar na frequência ou quantidade de lavagens pode gerar o temido efeito rebote, o que deixa os fios mais gordurosos, ou até mesmo prejudicar a saúde do couro cabeludo.

O segredo é prestar atenção nos sinais que o próprio cabelo dá, seja em sua textura, caimento ou até mesmo na oleosidade acumulada ao longo do comprimento. Quer saber quais são eles? Listamos aqui embaixo os principais deles para você não perder nenhum e saber a hora certa para lavar os cabelos!

Pular os slider: Hidra cabelo

Conheça a linha

Elseve Hidra Hialurônico

1. Se você nota que a raiz do cabelo está muito oleosa, mas as pontas estão secas

 

Um dos sinais clássicos de que é hora de lavar o cabelo é a diferença de oleosidade entre a raiz e o comprimento: a raiz parece mais gordurosa, mas as pontas estão mais secas e, até mesmo, com um pouco de frizz ou alguns nós. A dica, nesses casos, é desembaraçar bem os fios antes de entrar no banho para distribuir a oleosidade por toda a sua extensão. Isso vai facilitar a higienização e evitar quebras!

2. O cabelo não está se comportando como de costume

 

Seu cabelo parece menos volumoso, não cai como de costume quando você o divide ou os cachos não mantém mais a definição? Se você notou alguma coisa estranha na forma como os fios se comportam, significa que já está na hora da sua próxima lavagem. Essas diferenças acontecem devido ao acúmulo de oleosidade na raiz e também ao longo do comprimento, que deixa os fios mais pesados e com pouco movimento.

3. Os fios parecem um pouco menos brilhantes do que o normal

 

Você reparou que o cabelo parece um pouco mais opaco e já tem alguns dias desde sua última lavagem? Este é mais um sinal de que sim, está na hora higienizar os fios mais uma vez! O acúmulo de gordura e sujeira nos fios costuma reduzir seu brilho natural, deixando o cabelo mais pesado e contribuindo para aspecto de “sujo” - tudo o que a gente não quer, certo?

4. Você acabou de sair da academia ou praticou alguma outra atividade física intensa

 

Quem pratica alguma atividade física deve lavar os fios sempre depois de se exercitar. Por ser composto por sais e gordura, o suor altera o pH na região da raiz e, quando é deixado por muito tempo no cabelo, pode ressecar os fios e até mesmo levar ao entupimento dos folículos. Isso pode gerar queda ou até mesmo escamações e dermatites. Apostar em uma boa dupla de shampoo e condicionador logo depois do treino é a melhor maneira de evitar esses problemas, ok?

Matéria publicada em 05 de abril 2021, por Webedia.

Pular os slider: Oleo-extraordinario

Conheça a linha

Elseve Óleo Extraordinário