Como tirar a umectação dos cabelos lisos? Confira as dicas de como remover o óleo sem que o cabelo fique oleoso

Quem tem cabelo liso e aposta na umectação para nutrir e dar brilho aos fios deve esbarrar em uma dúvida comum: como remover o óleo sem que o cabelo fique pesado e oleoso? Ao contrário do que muita gente pensa, a umectação - técnica que é feita em maioria pelas cacheadas e crespas - pode, sim, ser feita nos cabelos lisos porque esse tipo de fio também pode ficar altamente ressecado. E enquanto no cabelo cacheado a técnica UCPE tem força total, o passo a passo para remover a umectação dos cabelos lisos e alisados com química é um pouquinho diferente. Aprenda como fazer! 

Diluir um shampoo transparente ajuda a remover umectação dos cabelos lisos

As crespas e cacheadas costumam remover a umectação com a técnica UCPE, que usa o condicionador para retirar o óleo de maneira mais fácil e sem comprometer a nutrição que acabou de ser feita. Mas, no caso dos cabelos lisos e alisados, que são finos e costumam ficar oleosos mais rápido, a dica é usar um shampoo transparente, que geralmente é de limpeza profunda, ou um shampoo translúcido, que é mais "limpante" do que um shampoo perolado.

Uma dica é diluir o shampoo na água morna dentro de um potinho: isso ajuda a distribuir a espuma por todo o couro cabeludo, sem esquecer qualquer parte que ainda esteja com óleo capilar. 

Passo a passo para remover a umectação dos cabelos lisos:

1 - Comece enxaguando os cabelos com água morna, para que o excesso de óleo seja amolecido pela temperatura;

2 - Depois, aplique um pouco de shampoo transparente ou translúcido em um potinho e dilua com água, misturando com as próprias mãos;

3 - Jogue o líquido na raiz do cabelo, distribuindo a espuma por todo o couro cabeludo;

4 - Vá massageando o couro cabeludo com a ponta dos dedos e deixe que a espuma do shampoo se distribua naturalmente pelo comprimento dos cabelos;

5 - Você também pode ir enluvando as mechas do cabelo para que o óleo capilar seja removido sem esforço;

6 - Finalize com o condicionador ou com uma máscara de tratamento apenas do comprimento para as pontas.

Mais 3 dicas para evitar que o óleo deixe o cabelo liso pegajoso na umectação

1 - Atenção na quantidade: por mais que seu cabelo esteja ressecado, não exagere na quantidade de óleo, porque o cabelo só vai absorver a quantidade que a fibra está realmente precisando. A quantidade ideal é a necessária para enluvar mecha a mecha. 

2 - Cuidado com a temperatura da água: na hora de retirar, a água morna ajuda a "derreter" o óleo capilar, mas a água quente aumenta a produção de oleosidade no couro cabeludo.

3 - Espuma: certifique-se de que todo o couro cabeludo recebeu a espuma do shampoo na hora da lavagem, como as áreas atrás da orelha, nuca e, principalmente, na parte da frente das madeixas.

 

Matéria publicada em 07 de março 2021, por Webedia.